Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como programar tweets no Twitter sem usar apps externos

Como programar tweets no Twitter sem usar apps externos

Compartilhe

O Twitter decidiu ficar mais flexível nas suas funções de programação de tweets. Antes, tal recurso só estava disponível em aplicativos oficiais, mas agora pode ser utilizado na versão web da rede social. E nesse post, mostramos como você pode agendar ou programar as suas mensagens no microblog através do aplicativo web progressivo.

Muita gente pediu por esse recurso. Tá, ainda não dá para editar mensagens já publicadas, mas ao menos agora podemos programar os tweets para uma publicação automática em um horário previamente determinado. Nos apps móveis, o recurso ainda não chegou, mas o aplicativo web progressivo do Twitter é a solução para este problema.

 

 

 

Como programar tweets com o PWA do Twitter

 

O PWA (Progressive Web App) é um tipo de software que está no meio do caminho de aplicativo tradicional (que é instalado no dispositivo) e página web. No sistema operacional, ele se comporta como um aplicativo como outro qualquer, mas que fica vinculado ao navegador web, economizando assim um notável espaço de armazenamento e memória. E, no caso do Twitter, ele oferece opções que não estão disponíveis nos aplicativos para dispositivos móveis.

O Twitter ativou recentemente a programação de tweets na web, tanto na versão de desktop quanto na versão móvel. Para usar o novo recurso, basta abrir o navegador e acessar o Twitter. Mas se você quer programar as mensagens a partir do seu aplicativo oficial, basta seguir os passos abaixo:

1) Abra o navegador web do seu smartphone (preferencialmente o Chrome no Android ou em um navegador baseado no Chromium, e o Safari no iOS).

2) Acesse o endereço da versão móvel do Twitter: mobile.twitter.com.

3) Uma vez dentro do Twitter, abra o menu do navegador e clique em Adicionar página à tela inicial (o texto específico varia de acordo com o navegador). Se você está usando o Safari no iPhone ou iPad, clique no ícone de compartilhar e, depois, clique em Adicionar à página de início.

4) O navegador fará a instalação do PWA do Twitter, que vai se apresentar como um aplicativo como outro qualquer.

5) Abra o novo app do Twitter, inicie sessão com a sua conta e crie uma nova mensagem. Você vai perceber que vai aparecer o ícone de programar, do lado direito do ícone dos emojis.

 

 

6) Você pode escolher qualquer data futura do calendário com a sua respectiva hora e minuto. Em uma tela específica, você verá a tela com os tweets programados previamente, e dessa forma é possível saber todas as mensagens que estão pendentes de publicação, podendo inclusive editar a programação e a mensagem ao entrar naquele tweet que vai receber as alterações.

 

 

Lembrando mais uma vez: além da vantagem de poder programar as mensagens futuras no Twitter, o simples fato dessa alternativa ser um aplicativo web progressivo faz com que ele ocupe muito menos espaço de armazenamento do que um aplicativo convencional.

O PWA do Twitter funciona da mesma forma que o app que você já conhece, inclusive enviando as notificações, oferecendo a maioria das mesmas funções que você já conhece, e com o bônus de permitir a programação das mensagens futuras. Só esperamos que a rede social atualize os seus aplicativos móveis com a mesma funcionalidade com o passar do tempo.


Compartilhe