De novo: a nostalgia está em moda. E o MS-DOS é um dos sistemas operacionais mais icônicos da história da informática.
Muitos não sabem disso, mas existem pelo menos quatro opções para jogar jogos compatíveis com o MS-DOS: montar um computador retrô, usar recursos locais como DOSBox, procurar por ports para Windows e explorar a emulação online.
De todas essas alternativas, a emulação online é a mais simples e prática para a maioria dos usuários. E é por isso que vale a pena apresentar a plataforma DOS_deck, que oferece uma experiência simplificada para jogar sharewares e freewares clássicos do MS-DOS sem complicações.
Simplificando tudo
Existe uma enorme quantidade de material para explorar nos jogos para MS-DOS, mas as dificuldades técnicas afastam muitos usuários desse universo. Para a maioria, não é tão simples montar um computador retrô (se bem que existem os retroemuladores que simplificam ainda mais o processo) ou usar o DOSBox no PC de trabalho.
De qualquer forma, vale a pena procurar e testar esses jogos clássicos sempre que possível. Algumas franquias importantes tiveram seus primeiros passos no MS-DOS, como Wolfenstein, Doom e Quake, entre outras. É uma forma de conhecer o passado dos videogames, o que é sempre útil para compreender o presente.
O DOS_deck é a solução perfeita para quem não quer passar por dificuldades na hora de rodar esses jogos clássicos, já que ele elimina os downloads e oferecer suporte para os controles atuais. Por enquanto, a plataforma oferece apenas 16 jogos, mas promete oferecer mais títulos em breve.
Na prática, o DOS_deck utiliza uma combinação transparente de DOSBox e JS-DOS, com uma interface principal impecavelmente intuitiva, mostrando as instruções para controle dos jogos pelo teclado do computador ou no gamepad. Os jogos podem ser executados em tela cheia, e um teclado virtual está disponível como outra via de interação.
Todos os controles estão a um clique de distância, e o DOS_deck salva automaticamente o progresso do jogo. O sistema não requer a criação de contas, proporcionando uma experiência mais direta para os usuários.
Os problemas do DOS_deck
O DOS_deck não está isento de problemas, apesar de sua proposta já entregar muito (principalmente por ser de graça).
Os usuários podem se deparar com alguns problemas de desempenho, como glitches de áudio em Doom e pequenos problemas em jogos como Epic Pinball. O sistema permite ajustes por parte do usuário, como a possibilidade de modificar as teclas de ação de teclado e gamepad.
Por outro lado, é possível jogar Doom clássico com um gamepad através do DOS_deck, o que já é algo excelente para quem procura a praticidade na jogabilidade.
Os problemas não impedem o ganho de popularidade do DOS_deck, que já ultrapassou 60 mil usuários em duas semanas. Logo, seu potencial de crescimento é enorme e todos os elementos já encontrados na plataforma jogam a seu favor, apesar de alguns problemas iniciais típicos de um projeto independente.
Então, se você estava procurando mais uma alternativa para se divertir com os jogos do passado, a DOS_deck deve ser considerada. Visite o site oficial do projeto e gaste algum tempo alimentando a nostalgia.