Como evoluiu a capacidade de armazenamento nos smartphones (desde 2010) | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como evoluiu a capacidade de armazenamento nos smartphones (desde 2010) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Smartphones | Como evoluiu a capacidade de armazenamento nos smartphones (desde 2010)

Como evoluiu a capacidade de armazenamento nos smartphones (desde 2010)

Compartilhe

armazenamento smartphones

A capacidade de armazenamento é um dos recursos mais valiosos de um smartphone, e também um dos mais escassos. A evolução aqui foi mínima, quando comparamos diretamente com outros componentes básicos.

Em 2010, era comum encontrar smartphones top de linha com 8 GB de armazenamento, processadores single core e 512 MB de RAM. Oito anos depois, um modelo top de linha tem pelo menos quatro vezes mais capacidade de armazenamento (32 GB), mas seus núcleos e RAM total se multiplicaram por oito.

No gráfico abaixo, vemos um resumo histórico da evolução dos smartphones na capacidade de armazenamento durante os últimos anos. Leve em consideração que os resultados recorrem às capacidades mínimas de cada dispositivo em cada momento temporal, ou seja, no modelo base, com menor capacidade.

 

 

É surpreendente ver que os modelos com 4 GB de armazenamento dominaram o ano de 2014, e que apenas em 2015 cederam terreno para os modelos com 8 GB. Em 2017, a mudança foi importante, oferecendo uma certa paridade entre os modelos com 16 GB, 32 GB e 64 GB de armazenamento, apesar dos modelos com 8 GB seguirem com uma presença considerável.

 

 

Por fim, no último gráfico, podemos ver que a popularidade do slot microSD registrou um importante crescimento em 2010, mantendo sua presença ao longo dos anos. Algo compreensível, já que permitia ampliar a capacidade de armazenamento do smartphone, prolongando sua vida útil.

 

Via GSMArena


Compartilhe