Compartilhe

Smartphones contam com vários sensores que detectam tudo o que fazemos no dispositivo e, em alguns casos, esses sensores podem ser um tanto quanto incômodos. Por isso, o Android desenvolveu um novo recurso para bloquear cada sensor.

Em nome da segurança dos dados dos usuários, as novas versões do Android contam com uma função que dá poder para os usuários mais preocupados com a privacidade, onde com simples passos é possível bloquear câmeras, microfones e vários outros sensores do telefone.

Antes de continuar, é preciso lembrar que tal função não está disponível em todos os smartphones Android, mas sim nas gerações 10 e 11 do sistema operacional. E, mesmo assim, depende do fabricante e do modelo de telefone.

 

 

 

Como bloquear os sensores do smartphone Android de forma simples

 

1) Vá nos ajustes do telefone e procure pelo segmento Sobre o telefone. Nele, procure por um item chamado Número de compilação.

2) Toque rapidamente por sete vezes seguidas em cima desse item, e o telefone vai perguntar a senha ou PIN que você usa. Digite a senha, e pronto: você terá ativado as opções para os desenvolvedores.

3) As opções para desenvolvedores é oculta para a maioria dos usuários, e aqui são armazenadas outras funções de gerenciamento do telefone, que não estão disponíveis para o grande público, mas podem ser úteis para casos específicos.

4) Voltando para a página de ajustes, vai aparecer um novo item: as Opções de desenvolvedores. É nesse item que está o botão que vai facilitar o controle dos sensores. Na longa lista de funções, vai aparecer o item de ajustes rápidos do mosaicos para desenvolvedores.

5) Dentro desse item, você vai ver a opção Sensors Off. Quando ativar esse item, será ativado um menu deslizável no smartphone, ao lado do botão de dados móveis e WiFi. Este botão rápido bloqueia o smartphone nos momentos delicados, mas a conexão móvel e de dados seguem ativas.

 

Na prática, você vai seguir recebendo notificações e chamadas normalmente, mas terá a segurança que o seu smartphone não vai captar nada da conversa que você está mantendo com outra pessoa.

 

 

 

Como desativar as opções de desenvolvedores

 

As opções de desenvolvedores contam com funções que podem desestabilizar o sistema operacional quando não configuradas corretamente. Se você quer voltar atrás e bloquear esse item nos ajustes, o procedimento é bem simples.

No começo da lista de funções da tela para os desenvolvedores, há uma marcação em azul ao lado do Habilitado. Desative tal recurso e vá para a tela anterior, na página principal dos Ajustes. Você verá que a opção para desenvolvedores desapareceu.


Compartilhe