TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como criar senhas fortes e fáceis de memorizar com a ajuda de emojis | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como criar senhas fortes e fáceis de memorizar com a ajuda de emojis

Como criar senhas fortes e fáceis de memorizar com a ajuda de emojis

Compartilhe

A segurança online ainda é a ordem do dia ao usar serviços na internet, exigindo senhas robustas para proteger dados contra hackers. É utópico pensar que todo mundo que está na grande rede mundial de computadores vai respeitar as suas credenciais na web se esses dados vazarem em algum momento.

A proteção dos dados depende de credenciais de login seguras, pois hackers podem comprometer redes sociais, contas bancárias e informações pessoais. E isso é tudo o que você não quer, certo?

Por isso, a Kaspersky, líder em cibersegurança online, destaca a importância de fortalecer senhas, apresentando métodos inovadores para aumentar a segurança de suas credenciais na web.

 

Sobre o estudo da Kaspersky

O estudo realizado recentemente pela Kaspersky revela que (e isso é algo tão incrível, que me motivou a produzir este artigo) adicionar emojis às senhas pode aumentar sua segurança em quase duas vezes, fornecendo uma camada adicional de proteção às suas credenciais.

A variedade de emojis no Unicode pode representar um enorme desafio para hackers, já que uma senha com cinco emojis é tão segura quanto uma alfanumérica de nove caracteres. E esse tipo de senha baseada em imagens entrega uma vantagem substancial.

Emojis são visualmente memoráveis e podem eventualmente se relacionar às experiências pessoais, tornando mais fácil recordar esse padrão do que as senhas criadas com métodos tradicionais. E isso faz todo o sentido do mundo.

Usar os emojis pode representar o fim daquelas senhas longas, chatas e cheias de caracteres que ninguém se lembra. É o hack da vida que vale milhões (ou que pode impedir que você perca milhões por causa do hacker que tenta roubar suas credenciais bancárias).

Mas (sempre tem o ‘mas’)…

 

As desvantagens do uso de emojis como senha

Nem tudo são flores nesse mundo, pois a vida do internauta médio não pode ser fácil de jeito nenhum.

Embora divertidos, os emojis entregam algumas desvantagens no uso de senhas, como a limitação de aceitação em algumas páginas e a dificuldade de inserção em determinados dispositivos.

Isso pode ser superado com relativa facilidade. Basta que as plataformas mais populares da web passem a utilizar os emojis como elementos de autenticação. Tudo bem, essa solução não passa pelo usuário, mas não é algo impossível de ser alcançado.

Basta uma boa dose de boa vontade por parte dos administradores.

A Kaspersky sugere transformar frases longas (uma das táticas que as pessoas usam como senhas) em emojis, utilizando um tradutor especial. Dessa forma, você pode obter senhas tão seguras quanto as sequências alfanuméricas mais longas.

Mesmo assim, é importante lembrar que o uso de emojis como senha não é uma solução definitiva. Você não pode abrir mão de medidas adicionais para garantir a sua segurança das credenciais, como por exemplo a verificação de dois passos.

Além disso, em algumas plataformas, você será obrigado a abrir o menu dedicado para inserir os emojis como senha, principalmente em computadores. E isso pode ser algo absurdamente irritante para algumas pessoas.

De qualquer forma, não dá para ignorar essa solução como válida, criativa e muito interessante. Com mais de 3.600 emojis padrão, a inclusão de um emoji na senha aumenta significativamente as variáveis daquela informação, tornando o processo de identificação dessa informação algo absurdamente complexo.

 

Conclusão

A proposta de transformar frases alfanuméricas em emojis como senha de suas credenciais é uma ideia genial da Kaspersky. É um método inovador para criar senhas fortes e fáceis de lembrar.

Mas é importante reforçar para os mais empolgados que a segurança total de suas credenciais online requer não apenas senhas robustas, mas também medidas adicionais para proteger as senhas, como a verificação de dois passos e o bom senso no uso da internet.

Mesmo sem ser uma solução isolada ou definitiva, os emojis podem ser uma parte importante de sua estratégia para melhorar a segurança de suas senhas. Não descarte essa possibilidade, e tente ser o mais criativo possível na hora de estabelecer essa importante informação para o seu acesso online em produtos e serviços.

Boa sorte. Você consegue.


Compartilhe