Pesquisadores da Microsoft criaram um sistema de inteligência artificial que alcançou a pontuação máxima do jogo Mrs. Pac-Man: 999.999 pontos.

O jogo criado pela Midway no começo dos anos 80 é uma sequência não autorizada de Pac-Man, e seu sucesso foi tamanho que ele acabou “legalizado” pela Namco.

O time da Malumba, empresa canadense adquirida pela Microsoft no começo de 2017, sendo especializada em aprendizagem profunda. Eles trabalharam na versão do jogo para Atari 2600 até que o sistema de inteligência artificial aprendesse a forma de executar o game perfeitamente.

Mrs. Pac-Man é mais complicado que Pac-Man por contar com movimentos pseudo-aleatórios dos fantasmas, de movo que não é possível utilizar movimentos previsíveis.

O time utilizou uma técnica denominada como “dividir e conquistar”. 150 agentes foram responsáveis por uma tarefa, cada um com uma função, onde as iniciativas combinadas resultavam na movimentação da Mrs. Pac-Man.

A técnica é similar a algumas teorias do funcionamento do cérebro humano, o que pode ter implicações para o processo de aprendizagem da inteligência artificial em ambientes onde sejam necessárias realizar tarefas complexas como informação ilimitada.

Vídeo da façanha a seguir.