Compartilhe

A Cloudflare anuncia o seu DNS 1.1.1.1, com claro objetivo de destronar o 8.8.8.8 da Google.

Os servidores de DNS são os responsáveis por traduzir os endereços de internet em endereços de IP que o computador tem que contactar para se comunicar com qualquer servidor na internet. Considerando o fato que uma página pode contar com milhares de recursos de uma dezena de sites diferentes, é fundamental que o DNS seja o mais rápido possível.

O serviço de DNS da Google se tornou muito popular com os usuários que não querem enfrentar restrições com operadoras. Agora, a Cloudflare oferece um DNS ainda mais fácil de ser lembrado, com vários argumentos para conquistar os usuários.

 

 

O primeiro e o principal deles é a velocidade, com a promessa de redução de tempo de comunicação para 9ms (o da Google é de 38ms). Além disso, a segurança também é citada, com o suporte aos modos DNS-over-TLS e DNS-over-HTTPS. Por último, o DNS da Cloudflare aposta no anonimato, evitando o envio de dados para a Google.

Vale a pena experimentar apenas pela velocidade, mas também vale a pena deixar o 8.8.8.8 como servidor DNS secundário. Para mudar o seu DNS no Windows 10, vá em Painel de Controle > Conexões de Rede, clique no botão direito em cima do ícone da conexão escolhida, e vá em Propriedades. Lá, escolha o item Protocolo de Inernet v4 (TCP/IPv4), digite a nova DNS (1.1.1.1 como primária, 1.0.0.1 como secundária), clique na caixa “salvar configurações na saída”, e dê OK ou confirmar em todas as janelas abertas.

Vale lembrar que o serviço 1.1.1.1 foi anunciado no dia 1 de abril, mas ele é real. A coincidência aqui está no uso do 4/1 para marcar o lançamento.


Compartilhe