Um dos momentos mais emblemáticos da carreira de Michael Jackson foi durante o filme Moonwalker, mais especificamente na performance de Smooth Criminal, onde o cantor desafia a gravidade, se inclinando em 45 graus, com os seus pés no solo.

É claro que tem um monte de efeitos visuais nesse filme. E durante os shows, o movimento era realizado com a ajuda de sapatos especiais, patenteados pelo próprio Michael Jackson.

Porém, uma investigação científica publicada no Journal of Neurosurgery revela que, na realidade, Michael Jackson tinha mais um segredo para realizar essa façanha visual: a sua força muscular.

A maioria dos bailarinos com um tronco muito forte alcança uma inclinação máxima de 25 a 30 graus quando realizam essa ação. Já Michael Jackson alcançou os tais 45 graus.

 

 

Vários fãs de Michael Jackson e até os autores do estudo tentaram copiar o movimento com essa inclinação e simplesmente fracassaram. E não foi por acaso tantos fracassos: é preciso um tronco com músculos muito fortes e um bom apoio ao redor do tornozelo para realizar o movimento. Ou seja, não é um truque dos mais simples.

Ou seja, é preciso muita força do tronco e dos músculos da coluna. O tendão de Aquiles e a parte posterior de cada perna, junto com os músculos eretores da coluna são submetidos a uma grande pressão.

Mas condição física excepcional de Michael Jackson permitia o alcance do ângulo perfeito de 45 graus. E sem maiores problemas.

Mais uma curiosidade para ampliar a magnitude da lenda do Rei do Pop.

 

 

 

Via Eurekalert