Chamadas de spam cresceram 18% em 2019. Brasil segue líder na prática | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Chamadas de spam cresceram 18% em 2019. Brasil segue líder na prática | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Chamadas de spam cresceram 18% em 2019. Brasil segue líder na prática

Chamadas de spam cresceram 18% em 2019. Brasil segue líder na prática

Compartilhe

O volume de chamadas telefônicas de spam a nível mundial cresceu 18% entre janeiro e outubro de 2019 em relação ao ano anterior, de acordo com o relatório anual da empresa Truecaller.

O spam é um mal da humanidade, que faz qualquer pessoa perder a paciência, sem falar nos riscos de fraudes e assédio ao receptor. Estima-se que foram realizadas 26 bilhões de chamadas de spam nos primeiros nove meses de 2019.

 

 

Brasil, campeão (de novo) nas chamadas de spam

O estudo também mostra como é complexo compreender a natureza das chamadas de spam. O Brasil, líder absoluto da lista mais uma vez, a principal culpada por essa prática acontecer são as próprias operadoras de telefonia móvel e provedores de serviços de internet, passando de 32% para 48% em um ano.

 

 

Em outros países como a África do Sul (sexta posição do ranking), os spammers acontecem principalmente por chamadas de suporte técnico fraudulento e falsas ofertas de trabalho.

No Peru, a maioria das chamadas de spam era de serviços financeiros que visavam aumentar as vendas de crédito e empréstimos. Nos Emirados Árabes Unidos, as operadoras de telecomunicações protagonizaram a maioria das chamadas. Na Indonésia, o mais comum é a chamada falsa de um hospital, afirmando que um membro da família está hospitalizado e precisa de tratamento imediato e, para isso, a pessoa deve enviar dinheiro.

O spam pode gerar prejuízos enormes em países como Estados Unidos (oitavo na lista), onde 43 milhões de usuários afetados relatam prejuízos que alcançam US$ 10.5 bilhões.

 

 

O relatório também mostra que os usuários de todo o mundo receberam mais de 8.6 bilhões de mensagens de spam em 2019.

 

 

Como bloquear as chamadas de spam

Os funcionários dos mais diferentes setores do comércio são treinados e obrigados a realizar esse marketing telefônico nefasto. Tente não ser muito duro com essas pessoas que ganham mal por longas jornadas de trabalho.

Se bem que há outras formas de ganhar dinheiro nesse mundo…

A responsabilidade é das empresas que não respeitam os seus clientes e potenciais clientes, além dos órgãos reguladores que defendem as empresas e não os clientes. Logo, cabe ao cliente tentar acabar com o telemarketing não desejado.

Uma vez que temos que esperar sentados que os órgãos reguladores acabem com o problema de uma vez por todas, os usuários de smartphones Android (6.0 em diante) podem fazer alguma coisa por si.

O Google implementou um sistema para bloquear determinados números que entram em contato com o usuário em poucos cliques. Um método simples e eficiente, mas com um pequeno porém: só tendem a funcionar no Android by Google. Os demais fabricantes que utilizam interfaces proprietárias do sistema operacional adotam diferentes formatos para inserir o mesmo recurso, o que impede que se estabeleça um método único para bloquear as chamadas no Android.

Mesmo que essa não seja a melhor solução, a boa notícia é que o acesso ao bloqueio de chamadas é quase o mesmo em todos os dispositivos. Basta uma pesquisa mais detalhada sobre o método adotado pelo seu fabricante.

Outra alternativa é procurar na Google Play Store por um aplicativo que faz a mesma coisa. Porém, uma vez que o Android já conta com um recurso nativo (onde cada fabricante adota o seu formato), vale mais a pena pesquisar sobre o método compatível com o seu dispositivo, evitando assim instalar mais um aplicativo que pode consumir mais recursos do smartphone, o que certamente vai impactar no desempenho e consumo de bateria do dispositivo.

 

Via Truecaller


Compartilhe