Confesso que estou escrevendo este artigo morrendo de medo de cair em um bait produzido pela própria ASUS, e que só estou publicando isso no blog porque foi veiculado DEPOIS do Primeiro de Abril.
Dito isso… bom, vamos lá. Coragem, Eduardo… muita coragem…
A ASUS anunciou nas redes sociais que vai lançar em breve a ASUS Mjolnir, que é exatamente isso o que você está pensando: uma bateria portátil inspirada no martelo de Thor.
Vamos entender melhor o que está acontecendo aqui.
ASUS Mjolnir | Principais Características
O conceito da ASUS Mjolnir é autoexplicativo no seu design, que é diretamente inspirado no Mjölnir, o martelo do deus nórdico Thor. E falo mais sobre isso daqui a pouco.
Essa é uma bateria portátil que, obviamente, se destaca por sua estética incomum e chamativa, apesar de contar com funcionalidades que podem atrair aos usuários que desejam extrair a usabilidade efetiva de um produto como esse.
Apesar da aparência peculiar, o Mjolnir oferece quatro tomadas de corrente, duas portas USB-C e outras duas USB-A. Ou seja, ele é sim um dispositivo prático para carregar diversos dispositivos ao mesmo tempo.
A presença de quatro tomadas sugere que a ASUS Mjolnir terá uma bateria de alta capacidade, ideal para alimentar laptops, smartphones e outros dispositivos por longos períodos.
Além disso, a simples inclusão do produto no catálogo da ROG indica que a bateria deve oferecer alto desempenho, com carregamento rápido e eficiente.
E se é um produto pensado nos gamers, significa que ele pode ser utilizado em parceria com os notebooks e smartphones ROG, oferecendo uma autonomia de uso adicional para os usuários que vão jogar fora de casa.
Por outro lado, o tamanho dos conectores também sugere que o Mjolnir será um dispositivo de tamanho e peso consideráveis, similar ao martelo que o inspirou.
E por falar em inspiração…
Colocando tudo em contexto
Para entender melhor tudo o que está acontecendo, é melhor explicar alguns contextos, inclusive com algumas explicações breves e muito superficiais sobre mitologia nórdica.
Para quem não sabe (e… nerds… tem muita gente que não sabe e não é obrigada a nascer sabendo…), o Mjölnir, o tal martelo do deus Thor na mitologia nórdica, era conhecido por sua força devastadora e capacidade de destruir montanhas.
A ASUS pode muito bem ter se inspirado nisso (também) para lançar a ASUS Mjolnir. O formato sugestivo e a ideia em oferecer um dispositivo que entrega o máximo de energia ajudam a justificar o produto no formato que você está vendo.
Na mesma publicação de apresentação do produto nas suas redes sociais, a ASUS informou que vai revelar mais detalhes sobre a sua irreverente bateria Mjolnir durante um evento especial da família ROG na Computex 2024, que tem início marcado para 4 de junho.
Como o produto foi apresentado em 2 de abril, um dia após o “April Fools’ Day”, muitos se questionaram se a empresa estava brincando com todo mundo ou tirando sarro da cara dos usuários.
A ASUS se apressou em esclarecer que o Mjolnir é um produto real e não uma piada. Algo que é difícil de acreditar, para ser bem sincero.