Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | As datas para o fim do Windows 10

As datas para o fim do Windows 10

Compartilhe

Quem avisa amigo é. E eu quero que você me convide para um churrasco na sua casa um dia e, para isso, preciso convencer de que sou seu amigo com dicas de tecnologia.

O Windows 10 está morrendo aos poucos, e sua data de morte já está definida para 2025. O que muitos não sabem é que algumas versões intermediárias dessa versão do sistema operacional da Microsoft vão perder o suporte oficial ainda em 2024.

Vou explicar o que significa o fim do tal suporte, as principais datas do fim desse suporte, as implicações para os usuários e as dicas para você tentar evitar o pior (que, neste caso, pode ser o investimento em outro computador).

 

As datas relevantes para o fim do suporte

Eu sei que você sabia que o Windows 10 tem data de morte programada para outubro de 2025 (até porque eu publiquei aqui). Mas isso não quer dizer que versões preliminares não vão morrer antes, e esse é o principal motivo para escrever este artigo.

Existem pelo menos duas datas que são consideradas essenciais para o fim da vida do Windows 10, e você precisa prestar atenção nisso para não ter problemas no futuro:

  • 11 de junho de 2024: Fim do suporte para Windows 10 21H2: você pode seguir usando o Windows 10, mas precisa atualizar o sistema operacional para a versão 22H2 para seguir recebendo atualizações e correções.
  • 14 de outubro de 2025: Fim de suporte para Windows 10 22H2, a última versão: nesse ponto, o Windows 10 morre de vez, pois não vai receber novas atualizações de segurança, o que deixa o sistema operacional vulnerável.

 

O que significa o fim do suporte?

Significa que a Microsoft vai abandonar o Windows 10 e, por tabela, você, que insiste em usar essa versão do sistema operacional.

Você deixa de receber atualizações de segurança, correções de erros, novos aplicativos deixam de ter suporte para o Windows 10 e, de forma bem resumida, sem esse trabalho todo por trás do software, a versão se torna vulnerável às novas ameaças e inseguro.

Desse ponto em diante, você continua a usar o Windows 10 por sua conta e risco. Você deve saber o que está fazendo com os seus dados vulneráveis.

 

Quais são as alternativas neste caso?

Sei que muitos não podem pagar por um novo computador, e o Windows 11 é incompatível com um hardware mais antigo.

Para quem não pode pagar, o Chrome OS Flex (ou o FlydeOS, que é ainda melhor) ou uma distribuição Linux podem ser soluções viáveis.

E para quem ainda possui um computador compatível, não tem desculpa: a atualização para o Windows 11 ainda é de graça.

O recomendado é mudar para o Windows 11 ou outra versão compatível com o hardware do seu computador antes do fim do suporte ao Windows 10.

Uma pequena janela de tempo após outubro de 2025 pode deixar o seu computador vulnerável à novas ameaças.

Na pior das hipóteses, se nenhuma das alternativas indicadas acima servem para resolver o seu problema, evite usar o Windows 10 depois do fim do suporte, apenas para garantir que você está protegido nas questões de segurança.

Dito tudo isso, a minha parte eu fiz.

Espero ter ajudado de alguma forma.


Compartilhe