Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | A recarga da bateria do smartphone por cabo vai desaparecer no futuro?

A recarga da bateria do smartphone por cabo vai desaparecer no futuro?

Compartilhe

A recarga do smartphone por cabo ainda é a dominante entre os usuários. Mas a recarga sem fio está se popularizando com o passar do tempo, e outras tecnologias estão aparecendo para realizar esse importante procedimento.

É claro que é muito difícil prever o futuro, e escrever um artigo como esse pode parecer um atrevimento para algumas almas mais conservadoras. Mas se divertir com um exercício de futurologia ainda é de graça e não causa prejuízos para ninguém.

Existem alguns indícios que apontam para a recarga sem fio como a preferencial para os nosso smartphones, o que pode aposentar os cabos para sempre. Neste artigo, vou mostrar essas evidências, sem disfarçar as aparências em nenhum momento.

 

A recarga sem fio é melhor?

Vejamos.

Com a recarga sem fio, você não precisa lidar com cabos embolados ou conectores danificados. Você simplesmente repousa o telefone em uma base de recarga, e a mágica acontece automaticamente.

Esse é o tipo de comodidade que qualquer pessoa minimamente racional quer contar, principalmente os mais leigos. Além disso, esse sistema permite que você realize a recarga simultânea de vários dispositivos ao mesmo tempo, o que é algo muito útil quando contamos com vários dispositivos ou pessoas no mesmo ambiente.

A recarga sem fio também pode contribuir com a redução do desgaste dos componentes físicos do telefone, principalmente o conector de recarga, que pode se desgastar com o uso contínuo. Afinal de contas, recarregamos a bateria do telefone todos os dias, e esse procedimento pode resultar em um desgaste direto e imediato desse componente.

Por outro lado, a recarga sem fio não é perfeita, e possui os seus inconvenientes.

Primeiro, sua eficiência energética pode ser menor, já que a transferência de energia em modo sem fio é mais lenta que aquela realizada por um cabo. Além disso, o procedimento pode gerar mais calor, o que pode afetar a vida útil do telefone a longo prazo.

Se bem que a recarga por cabo tem o mesmo efeito colateral térmico, e pode ser ainda pior em alguns casos, já que o envio de energia para a bateria é em maior volume e velocidade, degradando a bateria em um tempo menor.

 

Novas tecnologias estão surgindo

Se a atual recarga sem fio não substituir os cabos na hora de enviar energia para a bateria do smartphone, outros métodos devem assumir essa missão no futuro.

Por exemplo, a recarga via radiofrequência, que utiliza as ondas de rádio para enviar a energia sem fio. Neste caso, o telefone pode ser carregado se estiver no mesmo local de uma fonte de energia que pode ser uma antena.

A tecnologia de radiofrequência ainda está nos seus estágios iniciais de desenvolvimento, mas quando chegar em um ponto de maturidade, pode ser ainda mais eficiente que o atual método de recarga sem fio.

Nesse momento, é pouco provável que a recarga sem fio desapareça por completo em um futuro próximo, já que oferece muitas vantagens que não justificam a sua substituição nesse momento.

É um procedimento mais rápido e eficiente, e sua infraestrutura está mais do que estabelecida. Ou seja, mesmo que a recarga sem fio se torne a principal no futuro, é possível que o cabo de recarga ainda esteja disponível como uma alternativa para quem opta pela maior velocidade e confiabilidade desse método.

O importante mesmo é que os usuários contem com várias alternativas para realizar a mesma tarefa. Até porque tudo o que você menos quer é ficar sem bateria no smartphone quando você mais precisa, ou no final do dia, antes de voltar para casa depois de um dia intenso de trabalho ou estudo.


Compartilhe