Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | A bateria do meu iPhone está durando muito pouco: o que eu faço?

A bateria do meu iPhone está durando muito pouco: o que eu faço?

Compartilhe

Historicamente, a autonomia de bateria do iPhone nunca foi essa maravilha toda. Porém, a Apple bem que se esforçou nos últimos anos, e podemos dizer que encontramos melhoras neste sentido desde o iPhone 11.

Mesmo assim, ainda é possível se deparar com vários problemas de autonomia nos modelos mais recentes do iPhone, apesar de toda a otimização do iOS e dos seus processadores, que são os mais potentes do mercado de telefonia móvel.

É importante entender sobre os problemas para poder encontrar possíveis soluções. Logo, vamos mostrar neste post os principais pontos que devem ser observados por qualquer usuário para resolver problemas no desempenho da bateria do iPhone.

 

 

 

Monitore o comportamento dos seus aplicativos

Sabe aquele aplicativo de resultados esportivos que adora enviar notificações e consumir recursos do iOS? Pois é… em troca de saber se o seu time está ganhando aquele jogo decisivo do Campeonato Brasileiro, a sua bateria vai se esgotar mais rápido do que deveria.

Neste caso, o iOS tem uma área dedicada a monitorar a saúde da bateria, mostrando a porcentagem de capacidade máxima. No mesmo segmento, você pode ver quais são os aplicativos que mais consomem energia no seu iPhone e, se necessário, realizar ajustes que podem reduzir o consumo.

E se aquele app não for indispensável ou imprescindível para a sua rotina diária, considere a possibilidade de se livrar dele de uma vez por todas, realizando a desinstalação em definitivo. Afinal de contas, é muito melhor ter o iPhone funcionando até o final do dia, não é mesmo?

 

 

 

Respeite o tempo

Os seres humanos envelhecem. A comida apodrece mesmo dentro da geladeira. E, por mais que você não acredite nisso, os smartphones também tendem a envelhecer.

Com o passar do tempo, o seu telefone não vai entregar a mesma performance que você encontrou no primeiro dia de uso. O mesmo vale para a bateria que, com você já sabe (porque mencionamos isso no segmento anterior deste post), vai perdendo a vida útil com o passar do tempo, de forma inevitável.

Logo, aqui vale a pena habilitar o Modo de Baixo Consumo, que é o que faz com que o smartphone entre em regime de economia de bateria de forma automática quando a sua autonomia fica abaixo dos 20%.

Tudo bem, o desempenho do iPhone vai cair, o brilho de tela vai diminuir e recursos como Bluetooth ou GPS serão desativados. Mas ao menos o funcionamento do telefone está garantido até você chegar em casa e encontrar o carregador.

 

 

 

Meu iPhone está desligando sozinho

Este é um dos cenários mais irritantes para os usuários.

O seu iPhone nunca alcança os 100% de recarga de bateria e, além disso, ele desliga sozinho depois de poucas horas de uso.

Aqui, o mais provável é que o problema não seja exatamente de hardware, mas sim de software. Quem sabe uma falha de sincronização da energia armazenada na bateria que não consegue ser corretamente identificada pelo iOS.

Neste caso, vale a pena você realizar o procedimento de recalibragem de bateria, que consiste em carregar ao máximo de energia e usar normalmente até que o telefone desligue por completo, deixar o dispositivo inativo por pelo menos oito horas e recarregar a sua bateria por completo por mais oito horas.

Se depois disso a autonomia de uso do seu iPhone não se normalizar, a última alternativa é mesmo trocar a bateria do dispositivo. E sem reclamar muito, pois é bem provável que você tenha feito um bom uso desse telefone por pelo menos dois anos.


Compartilhe