Compartilhe

Zorin OS 15 é a nova versão da distribuição GNU/Linux que quer se aproximar de outras plataformas, especialmente do Windows, com aspectos visuais, inclusão de ferramentas próprias que facilitam o seu uso e potenciando o WINE para executar aplicativos do Windwos.

Ou seja, se você não gosta do Windows 10 e pensa no final do suporte técnico ao Windows 7, essa é uma opção a ser considerada.

 

 

Zorin OS 15: Principais Características

 

 

O Zorin OS 15 tem como objetivo criar um sistema operacional desktop Linux desenvolvido para todos, e não apenas para os usuários avançados. Essa versão considerou cada detalhe da experiência do usuário, refinando a forma de instalação de aplicativos, como todo o trabalho é realizado, e qual é a interação com os dispositivos.

O Zorin OS 15 é baseado no Ubuntu 18.04.2 LTS, com um ambiente de desktop GNOME 3.30, enquanto que a sua versão Lite usa a XFCE. Toda a interface foi revisada, apostando na clareza, simplicidade e menor carga para o sistema. Ele oferece temas para o Windows moderno, Windows clássico, para telas touch e para usuários que querem uma experiência visual próxima ao do macOS da Apple.

As novas animações deixam a experiência do usuário mais agradável e fluída. Um novo tema principal está disponível em seis variantes de cores, além dos modos Claro e Escuro. Tudo pode ser configurado pelo aplicativo Zorin Appearance, permitindo uma visualização prévia para o novo servidor de tela Wayland, além de suporte para telas multitouch.

O suporte para Flatpak está integrado, facilitando a instalação de softwares. O sistema suporta a interface Thunderbolt 3 e inclui os drivers da NVIDIA na mesma imagem de instalação. O Firefox é o navegador padrão, e o cliente de e-mail Evolution conta com suporte para o Microsoft Exchange. E é claro que o LibreOffice 6.2 também está presente.

 

 

O Zorin OS 15 é um software livre e gratuito, disponível nas versões Core e Lite. A versão Ultimate Edition, com mais suporte e componentes premium, custa US$ 39, e é uma forma de apoiar os desenvolvedores e a continuidade do projeto.

O Zorin OS 15 é instalado como qualquer outro sistema operacional: faça o download da ISO, grave em um pendrive e realize a instalação. E reforça a ideia do “nunca foi tão fácil usar o Linux”. Também é possível utilizá-lo como um Live CD, sem modificar o seu equipamento com Windows.

 

Download | Zorin OS 15

 


Compartilhe