Não sou um gamer de PC, mas procuro acompanhar as tendências para compartilhar o que há de mais novo ou aquilo que está por vir para o mercado.
E a tendência atual nos mouses gamer é a busca por modelos mais leves, apostando no simples e eficiente para priorizar a jogabilidade por excelência.
O baixo peso otimizado é o que pode garantir a melhor performance nos jogos online, já que a leveza do mouse entrega uma maior agilidade e menor inércia nas partidas.
Dito isso, você precisa conhecer o Zeromouse V35, que coloca em prática tudo o que teorizei na introdução deste artigo.
Mais detalhes sobre o Zeromouse V35
O Zeromouse V35 nasceu pelas mãos do youtuber Optimum Tech, que em seu canal no YouTube mostrou o conceito do seu periférico que pesa apenas 26 gramas.
O mouse se tornou uma realidade prática a partir de um modkit que converteu o Razer Viper V2 Pro (que pesa 58 gramas) em um acessório que tem menos que a metade do seu peso.
E fez isso mantendo a boa qualidade de funcionalidades e as principais características que resultam em um produto de alta performance gaming.
O Zeromouse V35 utiliza as entranhas do Razer Viper V2 Pro para o seu funcionamento, mas acomodando os seus componentes em uma carcaça minimalista impressa em 3D.
Tudo bem, a ausência de uma impressora 3D na sua casa pode deixar o projeto inalcançável para você.
Mas isso não significa que você não possa ao menos tentar com a impressora de um amigo, ou se permitir a conhecer o que levou esse projeto a chegar tão longe.
Dá pra deixá-lo ainda mais leve
Recentemente, o Optimum decidiu modificar ainda mais o design do Zeromouse V35 para torná-lo compatível com o PCB do Zaunkoenig M3K.
O resultado é um mouse que pesa menos de 16g (ou 17 balas de goma, que é uma métrica mais divertida), o que seria algo realmente incrível para os gamers mais exigentes ou usuários que preferem essa leveza ano uso do periférico.
Por outro lado, o regime adicional no peso é feito a custa de alguns sacrifícios adicionais, como a roda de rolagem, os botões laterais e seletor de DPI.
Se você entende que esses elementos são dispensáveis para a sua rotina diária com o computador, não vejo motivos para não especular a tentativa em replicar o projeto.
É importante destacar que o Zeromouse V35 tem a sua impressão 3D em Nylon 12, usando a tecnologia SLS (Selective Laser Sintering).
A vantagem desse processo de impressão 3D é que ele não exige suportes tradicionais, o que deixa o resultado final mais interessante para deixar o produto mais fino e leve.
Por fim, muitos especialistas entendem que mouses cada vez mais leves não são a solução definitiva para o melhor desempenho nos jogos competitivos online.
No final, a prática do jogador com o game ainda é mais importante. Aprender com o processo de repetição, independentemente do tipo de equipamento em uso, sempre vai contar mais na hora de alcançar os melhores resultados.
Mas ter o equipamento ajustado para a melhor jogabilidade pode sim ser uma mão na roda para quem desenvolve as habilidades da maneira correta.