Os responsáveis pelo Citra, famoso emulador do Nintendo 3DS para PC, confirmaram que preparam o lançamento do Yuzu, o primeiro emulador do Nintendo Switch.

Não foram revelados detalhes específicos sobre esse emulador, mas lendo nas entrelinhas, pode ser que o software seja bem fácil de se utilizar, oferecendo uma boa experiência de uso.

Os emuladores de consoles já fazem parte da nossa vida, mas sempre foram motivos de muita polêmica. Os jogos mais antigos ou ‘abandonwares’ não contam com problemas na maioria dos casos, já que foram esquecidos pelos seus proprietários.

Já no caso da Nintendo, a coisa é bem diferente. A empresa se opõe com força ao fenômeno da emulação, e todas as condições e licenças de produtos indica que o uso dos jogos da empresa em emuladores é uma clara violação dos seus direitos de propriedade intelectual.

Ou seja, jogos da Nintendo só podem ser usados nos seus respectivos consoles, ou em ROMs adquiridos em consoles virtuais.

Mas nada disso impede que os usuários desenvolvam emuladores que permitem a explicação das ROMs de jogos de consoles. Até porque os emuladores por si não são ilegais, desde que sejam distribuídos sem ROMs ou jogos.

 

Via WCCFTech