O YouTube é um lugar onde você pode encontrar milhões de vídeos de qualquer assunto. Além disso, o serviço inclui muitos recursos (recomendações, reprodução automática, próximo vídeo, etc) que procuram fazer você passar o máximo de tempo possível na plataforma.

Se você acha que passa muito tempo assistindo a vídeos no YouTube, pode se interessar em instalar o YouTube Time Tracker, uma extensão do Google Chrome com a qual você pode realmente saber o tempo que passa na plataforma, e tomar alguma providência sobre isso (se quiser).

Para começar, você precisa saber que se trata de uma ferramenta de código aberto, e seus criadores garantem que não devemos nos preocupar com a privacidade, pois eles não vão analisar o que você faz na internet ou enviar esses dados para nenhum lugar.

Ou seja, ele faz o que promete, nada mais e nada menos. Depois de instalar a extensão, você fica sabendo quanto tempo passa assistindo a vídeos do YouTube, comparando esses dados dia a dia, semana a semana, mês a mês ou até com os números registrados no ano anterior.

 

 

Seu criador, Anatoli Makarevich (um desenvolvedor de Berlim), diz que criou essa extensão como parte de seus bons propósitos para 2019:

“Uma das resoluções do meu Ano Novo para 2019 é estar ciente do tempo que gasto online e, até agora, o YouTube tem sido o maior desperdício do meu tempo.”

Desta forma, podemos saber de uma maneira muito rápida e simples se estamos aumentando o tempo que passamos no serviço ou se (pelo contrário) estamos conseguindo reduzir esse tempo.

Além de exibir esses dados quando clicamos no ícone da extensão, ao lado da barra de pesquisa (na capa e dentro de um vídeo), vemos um relógio com o número de minutos que temos.

O YouTube Time Tracker pode ser aquele aplicativo que vai oferecer tempo e tranquilidade para aqueles que mais se preocupam no melhor gerenciamento de tempo na internet. Pode valer a pena para muita gente.