Compartilhe

O YouTube tem quase 15 anos de vida, e ao longo desse tempo ele mudou bastante, tanto no seu funcionamento como na enorme base de usuários que entregam visibilidade a muitos dos seus criadores mais famosos.

Mas se teve algo que mudou no YouTube são os elementos que o tornam em um viral. O site YouTube Decade mostra claramente como esse aspecto se modificou na plataforma, mostrando o contraste dos vídeos do passado com as produções do presente.

 

 

Listas com os vídeos mais populares há 10 anos

 

 

O YouTube Decade apresenta playlists com os vídeos mais populares que foram enviados para o YouTube a exatos 10 anos. As listas se atualizam a cada 24 horas, com uma nova leva de vídeos.

Enquanto os vídeos mais populares na história do YouTube contam com centenas de milhões de visualizações, alguns dos vídeos na lista não chegam nem a um milhão, pois foram virais passageiros e esquecidos pelo grande público.

Já outros vídeos são um pouco imortais, e a parte mais encantadora para muita gente é que a qualidade de imagem da grande maioria dos vídeos de 2009 não ultrapassavam a resolução de 480p, pois estamos falando de uma época onde o HD era muito raro, e só estava no seu primeiro ano de suporte oficial do YouTube para esse formato.

Se você visitar o YouTube Decade ao longo de 2019, você não vai encontrar nenhum vídeo da era pós Flash, pois foi só em 2010 que o YouTube começou a experimentar o seu reprodutor HTML5, muito menos espere encontrar vídeos com mais de 10 minutos de duração, pois também foi só em 2010 que o limite de vídeos foi elevado para 15 minutos.

Na prática, o site oferece uma interessante viagem no tempo. Para quem já usa a plataforma por 10 anos, talvez vale a pena procurar e encontrar algum vídeo que você viu naquela época e acabe se lembrando hoje, ou quem sabe você é jovem demais para recordar o que acontecia no YouTube em 2009.

 

Acesse | YouTube Decade


Compartilhe