O YouTube completou recentemente 13 anos de vida, e a plataforma rendeu uma homenagem ao primeiro vídeo publicado na plataforma.

É um vídeo de apenas 19 segundos, que mostra um jovem visitando um zoológico e explicando que os elefantes contam com uma tromba enorme.

O vídeo foi publicado em 23 de abril de 2005, e está na história do YouTube por ser o pioneiro de uma nova era na internet. Esse vídeo tem mais de 48 milhões de reproduções. O canal onde esse vídeo está alojado tem mais de 287 mil assinantes, e só tem esse vídeo lá.

Ser o primeiro tem as suas vantagens, certo?

O YouTube mostrou uma indiscutível evolução nos últimos anos, se consolidando como a mais importante de sua categoria. Hoje, é utilizada por centenas de milhões de usuários, com uma comunidade de criadores de conteúdos muito ativa e criativa.

Mesmo com a dominância, o YouTube não se livra de polêmicas, especialmente no que se refere à monetização de conteúdos, algo que fez com que alguns criadores abandonassem a plataforma e apostassem em outras, como o Twitch, que é de propriedade da Amazon, uma das principais rivais da Google nesse momento.