Compartilhe

O Google Imagens é excelente para encontrar a procedência de uma imagem na internet. Seus algoritmos são poderosos o suficiente para encontrar qualquer imagem rapidamente. Mas outro buscador, o Yandex, possui um algoritmo que faz isso mais rápido e com uma precisão assustadora.

O Yandex é o “Google russo”, e é desconhecido dos brasileiros. Mas é um dos serviços mais importantes do mundo, funcionando de forma similar ao seu equivalente de Mountain View, oferecendo acessos a vários serviços, como busca, mapas e tradutor.

Mas aqui, o que nos interessa é o buscador de imagens.

 

 

Provavelmente o melhor buscador de imagens da web

 

 

O Yandex tem um dos algoritmos de busca mais poderosos do mercado. Se você enviar uma imagem para ele, muito provavelmente ele vai encontrar as suas cópias, da mesma forma que o Google faz, além de ser capaz de encontrar imagens, objetos e pessoas que aparecem na imagem, mesmo que sejam em fotos diferentes.

Ou seja, se você usa um modelo de óculos na foto enviada, o Yandex mostra imagens de pessoas que se parecem com você como pessoas que usam óculos de modelos parecidos. O algoritmo identifica os elementos de uma foto e encontra elementos parecidos.

E não funciona também com objetos. A identificação é possível com detalhes do rosto e cabelo, como um queixo quadrado, um nariz pontudo, olhos caídos, presença ou ausência de barba ou cor de pele. Com esses detalhes em consideração, esta é a melhor ferramenta para encontrar o seu clone ou doppleganger.

 

 

Usar o Yandex é bem simples: apesar de parte da interface ser em russo, o seu funcionamento é idêntico ao do Google Imagens. Basta entrar no buscador, clicar no ícone da câmera de fotos ao lado do quadro de busca, e utilize a primeira opção da janela que aparece para enviar uma foto salva. A segunda janela permite indicar um endereço se a imagem está salva em uma página web.

Então, é só esperar pelos resultados. E pelas surpresas.

 

Acesse | Buscador de imagens do Yandex


Compartilhe