Compartilhe

O Yahoo! Groups foi muito utilizado pelos internautas mais veteranos (ou alguém como eu, que vive dizendo coisas como “quando eu cheguei aqui na internet, tudo isso aqui era mato”. Logo, não é de se estranhar que é esse grupo que fica surpreso ao saber que o serviço vai fechar as portas para sempre. Mas o mais surpreendente mesmo é saber que ele ainda estava vivo de alguma forma.

Podemos dizer que esta era uma proposta de rede social antes da criação das redes sociais. O Yahoo! Groups era um serviço que combinava envios de e-mails e fóruns de internet, permitindo a interação e comunicação com outros internautas. E, de forma tão surpreendente quanto saber sobre a sua existência é descobrir que a plataforma ainda era utilizada por muita gente, onde a sua comunidade de internautas encontrou ali o lugar perfeito para uma conversa saudável, e de lá decidiram não mais sair.

O Yahoo! Groups era utilizado por grupos de usuários específicos para finalidades específicas. Por exemplo, não são poucos os soldados que lutaram guerras que contam histórias sobre as suas experiências pessoais dentro desses grupos, sem falar nas diversas comunidades que contam com conteúdos simplesmente inestimáveis para muita gente.

 

 

O fim do Yahoo! Groups na semana que vem

O Yahoo! decidiu anunciar o fim do Yahoo! Groups de forma repentina, e deixando pouco tempo para os usuários retirarem os seus conteúdos de lá. A empresa anunciou que tudo será removido e que não haverá uma forma de entrar nos fóruns da plataforma depois de 21 de outubro de 2019, a não ser que você tenha uma autorização especial para isso. Todo o conteúdo do serviço será apagado em definitivo em 14 de dezembro de 2019.

Não há uma explicação clara sobre os motivos que levaram o Yahoo! a apagar todo o conteúdo do Yahoo! Groups que, pelo menos em teoria, não causou dados a ninguém e provavelmente não representa um grande gasto para a empresa. Mas… enfim… decisão tomada. Salve os seus dados por lá o quanto antes, e aproveite para dar uma última olhada nas conversas estabelecidas naquele ambiente.

Em breve, tudo aquilo vai desaparecer.

 

Via Vice


Compartilhe