Compartilhe

Pode não ser o comparativo definitivo da vida, muito menos os modelos que você espera ver frente a frente, mas não podemos negar que Xiaomi e OPPO estão fazendo um bom trabalho no segmento de smartphones. E para algumas pessoas, escolher entre o Redmi Note 9 e o OPPO A9 2020 não é uma tarefa fácil.

Por isso, esse post tenta facilitar um pouco a vida dos mais indecisos, colocando os dois modelos frente a frente para definir qual é a opção ideal para aquilo que você procura. É claro que a sua opinião pode ser diferente da nossa, mas ao menos você tem outros parâmetros para fazer a sua escolha de forma mais consciente.

 

 

 

Design e telas

 

O Redmi Note 9 usa o furo na tela, enquanto que o OPPO A9 2020 adota o notch em forma de gota. Ambos são muito parecidos no peso (199 e 195 gramas, respectivamente) e no tamanho da tela (6.53 e 6.5 polegadas), ambas com tecnologia IPS LCD. Ou seja, muitas similaridades que afetam mais ao seu gosto do que na experiência de uso.

 

 

 

Processadores diferentes

 

Aqui, o OPPO A9 2020 é o vencedor por contar com o processador Snapdragon 665, que é teoricamente superior que o MediaTek Helio G85 presente no Redmi Note 9. A GPU Qualcomm Adreno 610 também é melhor que a ARM Mali G-52 do seu concorrente.

Outra discreta vantagem para o modelo da OPPO está na RAM e no armazenamento, com opções de 4 GB e 8 GB de RAM, trabalhando com 128 GB de armazenamento. Já o Redmi Note 9 conta com versões com 3 GB + 64 GB e 4 GB + 128 GB. Ambos contam com slot para cartões microSD.

 

 

 

Câmeras

 

 

Os dois modelos levam a sério os aspectos fotográficos, o que resultou em um empate técnico. Os dois contam com uma lente principal de 48 MP, lente grande angular de 8 MP, lente para modo macro de 2 MP e lente para o modo retrato de 2 MP.

As diferenças estão na câmera frontal, onde o modelo da OPPO conta com um sensor de 16 MP contra os 13 MP da câmera frontal do telefone da Xiaomi. A gravação em vídeo inclui estabilizador digital e 4K nos dois modelos, entregando assim resultados similares.

 

 

 

Bateria e conectividade

 

 

De novo, mais um empate técnico. O Redmi Note 9 conta com 5.020 mAh com carga rápida de 18W, enquanto que o OPPO A9 2020 pode entregar uma autonomia melhor com os seus 5.000 mAh, mas por conta do seu software mais otimizado. Os dois modelos contam com slot para fones de ouvido, NFC, 4G e Bluetooth 5.0.

 

 

 

MIUI vs ColorOS

 

Ambos contam com Android 10, mas com capas de personalização bem diferentes. A da Xiaomi é a MIUI 12 já atualizado no Redmi Note 9. Já o OPPO A9 2020 ainda não atualizou a sua ColorOS 11, mas é uma interface que melhorou muito, e que deve ser atualizada em breve.

 

 

 

Qual dos dois vale mais a pena?

 

 

Nos sites de importação, o OPPO A9 2020 é mais caro que o Redmi Note 9, considerando a versão com 128 GB de armazenamento. Considerando de forma muito específica a compra para os brasileiros, o modelo da Xiaomi tende a ser uma melhor opção na relação custo-benefício, especialmente porque ele pode ser encontrado por aqui por R$ 1.500 em média.

 

 

Porém, olhando especificamente para o dispositivo em si e o seu potencial, o OPPO A9 2020 é um modelo mais completo, já que conta com um processador Snapdragon. Mas no final das contas, o que vai mandar é o seu bolso e as suas necessidades em um dispositivo com essa faixa de preço.


Compartilhe