O Xiaomi Pocophone F1 é, com sobras, o smartphone top de linha mais barato dos últimos anos, custando aproximadamente US$ 300 no seu preço inicial.

É quase um renascimento da velha OnePlus, que lançava smartphones top de linha acessíveis. Porém, o tempo fez com que a empresa mudasse o seu foco, com aumentos de preços ano após ano (de 329 euros do primeiro smartphone até 519 euros do OnePlus 6).

Esse post compara o Xiaomi Pocophone F1 e o OnePlus 6 de forma superficial, para ilustrar melhor as diferenças, na tentativa de descobrir se o Poco F1 é mesmo um ‘flagship killer’.

 

 

Design

 

 

Na mão, o OnePlus 6 é bem mais ‘premium’ com sua construção de vidro e alumínio, e isso ajuda a explicar (em partes) a diferença entre os dois. O Pocophone F1 ainda conta com uma versão com traseira de Kevlar. Nenhum dos modelos contam com certificação de resistência à água ou poeira.

 

 

Desempenho

 

 

Empate técnico. Ambos contam com um processador Snapdragon 845 e oferecem 6 GB ou 8 GB de RAM. Porém, apenas o Pocophone F1 conta com 256 GB de armazenamento com 8 GB de RAM, enquanto que no OnePlus 6 os modelos com 128 GB e 256 GB contam com 8 GB de RAM. Nos dois modelos, a versão base recebe 6 GB RAM e 64 GB.

 

 

Câmeras

 

 

É o item onde os fabricantes reduzem os preços dos dispositivos, e aqui o OnePlus 6 leva vantagem não apenas nos números (16 MP, f/1.7 + 20 MP na traseira, 16 MP na frontal) como também na presença de um estabilizador ótico de imagem (OIS) que fica de fora no modelo da Xiaomi.

 

 

Bateria

 

O Pocophone F1 é um claro vencedor, com 4.000 mAh de autonomia, com recarga rápida via Quick Charge 3.0. Nenhum dos modelos oferecem recarga de bateria sem fio.

 

 

Conectividade

 

 

Mais um empate. Os dois modelos entregam conectividade Bluetooth 5.0, conector de áudio 3.5 mm, USB Type-C e leitor de digitais na parte traseira. O Pocophone F1 ainda conta com reconhecimento facial infra-vermelho e suporte para expansão de armazenamento via cartão microSD. Já o OnePlus 6 se diferencia pelo chip NFC.

 

 

Preço

 

O Pocophone F1 custa aproximadamente 256 euros na sua versão base, enquanto que o OnePlus 6 é comercializado por 519 euros. Uma diferença de preço muito significativa (a metade do valor). Para quem precisa de 256 GB de armazenamento, o OnePlus 6 custa 619 euros, enquanto que o Pocophone F1 custa 355 euros.

 

 

Conclusão

 

O Pocophone F1 é, definitivamente, um smartphone interessante, com um pacote incrível por um preço muito acessível. Derrota o OnePlus 6 que é significativamente mais caro e tem bateria menor, não possui suporte ao micro SD e não tem um sistema de reconhecimento facial tão avançado quanto o modelo da Xiaomi.

Mas tudo isso não invalida (de forma alguma) o OnePlus 6, que continua a ser um excelente smartphone, com uma tela de melhor qualidade, design premium e o sempre importante sistema de estabilização ótica de imagem (OIS).