Um dos problemas mais comuns que os usuários da Xiaomi Mi Band podem enfrentar é a desconexão da pulseira do smartphone. Isso pode tirar o sono de muita gente, principalmente daqueles que acabaram de comprar o dispositivo e esperavam uma experiência de uso bem diferente.
Neste post, vamos explicar o que os proprietários da Mi Band podem fazer neste caso para remediar ou resolver o problema. O próprio aplicativo de gestão da pulseira, o Mi Fit, oferece diferentes alternativas para contornar o comportamento anormal.
De quem é a culpa: da pulseira ou do smartphone?
É simples: se você consegue conectar qualquer outro dispositivo via Bluetooth no smartphone com exceção da Mi Band e, por outro lado, a pulseira não consegue se conectar com outro telefone, é evidente que o problema está no gadget da Xiaomi.
Porém, se a Mi Band funciona bem com outros smartphones com exceção do seu, a origem da falha pode não estar no telefone, mas sim no Mi Fit.
É importante lembrar que a Mi Band é compatível com o iOS a partir da versão 9.0, e com o Android ela vai funcionar com a versão 4.4 KitKat ou superior.
Mi Fit, a central de controle da Mi Band
O Mi Fit é o aplicativo que registra todas as suas atividades na Mi Band, permitindo também que a pulseira receba as notificações e atividades registradas no smartphone. Para sincronizar o telefone e a smartband a partir deste aplicativo, siga os passos abaixo:
- Baixe o aplicativo Mi Fit na Google Play Store para dispositivos Android ou na App Store para iPhone.
- Abra o aplicativo Mi Fit.
- Conceda as permissões necessárias.
- Faça login em sua conta Mi Fit. Se você não possui uma conta, pode criar uma nova no Mi Fit tocando no botão “criar uma conta agora”.
- Agora, você verá uma tela no aplicativo na qual deve fazer a seleção do dispositivo que deseja emparelhar.
- Toque em “banda”.
- Agora, confirme o pedido de emparelhamento na sua Mi Band.
- Toque no ícone em forma de V na pulseira para confirmar o emparelhamento.
Após a sincronização, libere o acesso da pulseira às notificações do celular para receber alertas em tempo real.
Evitando a perda de sincronização
Se a sua Mi Band está desconectando do celular de forma repentina, você pode tentar permitir que a pulseira funcione em segundo plano. E para fazer isso, siga os passos abaixo:
- Abra o aplicativo MI Fit e espere que ele sincronize os dados da pulseira
- Clique no perfil, ícone hospedado na parte inferior da tela, no canto direito
- Na seção “Meus dispositivos”, selecione “My Smart Band 4, 5, 6” ou o modelo que você possui
- Entre as diferentes opções de configuração, acesse o menu “rodar em segundo plano”
Configure as diferentes ações que a pulseira vai realizar em segundo plano. Você pode gerenciar as funções da Mi Fit manualmente, ou deixar os ajustes no automático, onde o aplicativo vai gerenciar tudo.
Outra alternativa é evitar o fechamento do aplicativo Mi Fit de forma repentina, pois isso também promove o problema da remoção da Mi Band com o smartphone.
É possível (por exemplo) bloquear o app Mi Fit do multitarefa do Android, que pode sofrer interferências com determinadas capas de personalização. Outra opção é colocá-lo como exceção dentro dos modos de economia de bateria, algo que também pode resultar no fechamento prematuro do aplicativo.
Se tudo o que foi mencionado neste post não funcionar, a última alternativa é formatar a Mi Band, começando as suas configurações do zero.
Faça o seguinte:
- Redefina a Xiaomi Mi Band da pulseira: deslize para cima até o menu ‘Mais’ e, na parte inferior, selecione ‘Configurações’. Nesta tela, procure as opções de ‘Reset de fábrica’, confirme o funcionamento e, assim que a pulseira desligar, sincronize-a novamente com o celular como já falamos anteriormente.
- Redefina a Xiaomi Mi Band no aplicativo: entre no aplicativo Mi Fit, toque em seu perfil e, em seguida, em seu Xiaomi Mi Band emparelhado. Desça até a parte inferior e selecione “Desemparelhar” e confirme a operação.