A família está completa.

A Xiaomi apresentou os novos Xiaomi Mi 8 Pro e Xiaomi Mi 8 Lite, e agora é possível realizar um comparativo direto entre alguns modelos da marca, que podem competir na mesma faixa de preço.

Nesse post, vamos mostrar as principais diferenças e similaridades entre o Xiaomi Mi 8 Lite, o Xiaomi Mi 8 SE e o Xiaomi Mi A2. Três dispositivos com boa performance e especificações parecidas com um bom preço.

Logo… qual é o melhor dos três? Ou qual deles se ajusta melhor às suas necessidades?

 

 

Design

O Xiaomi Mi 8 Lite é o mais atraente dos três, com suas cores gradientes. Mas o M8 SE também vai bem com seu aspecto ‘quadrado’ original e sua tela que ocupa quase toda a frontal. Já o Mi A2 é o único com construção de metal, com um design simplificado.

 

Tela

Proporções diferentes (19:9 no Mi 8 Lite, 18.7:9 no Mi 8 SE, 18:9 no Mi A2) e tamanhos diferentes (6.26”, 5.88” e 5.99”, respectivamente). Mas o Xiaomi Mi 8 SE é o mais compacto por contar com a tela menor, mas o que ocupa melhor a frente do dispositivo, além de ter a melhor qualidade de visualização, com a ajuda da tecnologia Super AMOLED com HDR10 e DCI-P3. Já o Xiaomi Mi 8 Lite e o Mi A2 contam com tela LCD.

 

Hardware

O Xiaomi Mi SE é o mais potente (Snapdragon 710, 6 GB RAM), deixando para trás o Mi 8 Lite e o Mi A2 (Snapdragon 660, 4 GB RAM). Porém, o Mi A2 conta com o Android One, contando assim com uma interface mais leve e atualizações mais rápidas.

 

Câmera

O Xiaomi Mi A2 tem a vantagem, com um sistema de câmera dupla traseira de 12 MP + 20 MP, e o Mi 8 SE e Mi 8 Lite se equivalem na qualidade de fotos, já que contam com o mesmo sistema de câmeras (12 MP + 5 MP).

 

Bateria

O Mi 8 Lite ganha por pouco (3.350 mAh), deixando o Mi 8 SE em segundo (3.120 mAh) e o Mi A2 em terceiro (3.000 mAh).

 

Similaridades

Os três modelos são semelhantes no hardware, apesar do Mi 8 SE contar com um processador teoricamente mais potente. Mas isso não deve fazer muita diferença no dia a dia.

Cada modelo pode ser adquirido com a mesma configuração de memória e todos possuem a mesma resolução, apesar da diferença dos tamanhos de telas. A autonomia de bateria também não é muito diferente, e a otimização de software é exatamente a mesma.

Todos os modelos contam com uma câmera frontal excelente. O Mi A2 e o Mi 8 SE tem menos resolução que o Mi 8 Lite, mas o Mi A2 é o único com flash LED frontal.

Por fim, temos o mesmo SoC no Mi 8 Lite e Mi A2, o sistema operacional MIUI em todos eles, as mesmas câmeras no Mi 8 Lite e Mi 8 SE e preços bem similares.

 

Conclusão

Xiaomi Mi 8 Lite
Prós

Design
Preço
Câmera frontal
Tela
Maior bateria

Contras

Nada

 

Xiaomi Mi 8 SE
Prós

Design original
Hardware mais potente
É o mais compacto
Reconhecimento Facial
Tela (AMOLED)

Contras

Tela menor

 

Xiaomi Mi A2
Prós

Android One
Preço
Nada de notch
Boas câmeras
Tela ampla

Contras

Menor bateria