TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Xiaomi 13 Pro vs Moto X40: qual é o melhor com Snapdragon 8 Gen 2 no começo de 2023? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Análises e Reviews | Xiaomi 13 Pro vs Moto X40: qual é o melhor com Snapdragon 8 Gen 2 no começo de 2023?

Xiaomi 13 Pro vs Moto X40: qual é o melhor com Snapdragon 8 Gen 2 no começo de 2023?

Compartilhe

Eu escrevi aqui que faria o comparativo entre os novos smartphones da Xiaomi e da Motorola com Snapdragon 8 Gen 2 caso sobrasse um tempo na minha agenda de compromissos. E… não é que sobrou?

O processador é o principal ponto em comum entre as duas propostas. Os modelos contam com diferenças marcantes que podem ajudar a definir a escolha por um ou outro modelo, sempre atendendo as necessidades específicas de cada usuário.

Mas algumas características podem atender bem a um lado e, ao mesmo tempo, afastar alguns usuários por carências pontuais que um ou outro telefone pode apresentar.

Para eliminar as margens de dúvidas antes mesmo dos dois produtos desembarcarem no mercado brasileiro, vale a pena conferir esse breve comparativo entre o Xiaomi 13 Pro e o Motorola Moto X40.

 

Mesmo processador, RAM e armazenamento

Antes de continuar, vale a pena registrar que o comparativo mais justo a ser feito é mesmo entre o Xiaomi 13 Pro e o Motorola Moto X40, e por um único motivo: o tamanho de tela dos dois modelos é similar.

Colocar o Xiaomi 13 nessa briga seria uma covardia, pois ele perderia no tamanho de tela. É fundamental neste caso comparar dispositivos com dimensões de tela similares, mesmo com diferenças nas características de display de cada modelo.

Dito isso, vamos começar a detalhar os dois dispositivos e, dessa forma, identificar as diferenças mais relevantes.

O processador nos dois modelos é o mesmo: o Snapdragon 8 Gen 2, chip mais avançado para telefones Android até o momento (dezembro de 2022, janeiro de 2023). E não é só nisso que eles são gêmeos.

Tanto o Xiaomi 13 Pro como o Moto X40 contam com a máxima capacidade de 12 GB de RAM LPDDR5, e até 512 GB de armazenamento no padrão UFS 4.0. Ou seja, os principais elementos de hardware são rigorosamente iguais, o que indica o mesmo poder de fogo para os dois telefones.

Isso significa que as diferenças entre eles vão para outros aspectos, incluindo o tipo de software que cada modelo recebe. Mas vou falar sobre isso mais adiante neste artigo.

 

Telas muito parecidas, mas com algumas diferenças

Neste ponto, encontramos alguns detalhes que já começam a determinar algumas diferenças importantes entre os dois modelos.

O Motorola Moto X40 possui uma tela de 6.7 polegadas (FullHD+), com taxa de atualização de 165 Hz. Já o Xiaomi 13 Pro recebe uma tela OLED de 6.73 polegadas (2K), com taxa de atualização de 120 Hz e taxa de resposta ao toque de 240 Hz.

Ou seja, a tela da Xiaomi é mais completa e com maior resolução em relação ao modelo da Motorola, que conta com uma taxa de atualização mais elevada.

Considerando que essa diferença na taxa de atualização de imagens não deve resultar em um impacto real na melhoria da fluidez do dispositivo ou na hora de consumir conteúdos multimídia ou rodar jogos, dá para dizer que o Xiaomi 13 Pro possui uma vantagem real neste aspecto.

 

Bateria e sistema de recarga rápida

O Xiaomi 13 Pro tem uma bateria de 4.820 mAh, com sistema de recarga rápida de 120W, recarga sem fio de 50W e recarga sem fio reversa de 10W. Já o Moto X40 possui uma bateria com 4.600 mAh compatível com recarga rápida de 125W.

A boa notícia em comum nos dois modelos é o fato do carregador rápido acompanhar o kit de venda do produto, algo que muitos outros fabricantes de smartphones mais badalados (cof, cof… Apple, Samsung… cof, cof…) insistem em retirar dos seus respectivos kits de venda.

Dito isso, os números precisam ser olhados com lupa.

Há quem diga que o Xiaomi 13 Pro pode oferecer mais tempo de bateria, mas é preciso lembrar que este modelo possui uma tela discretamente maior (0,03 polegadas) e uma resolução em 2K, que exige mais do que o FullHD+ presente no modelo da Motorola.

Logo, preste muita atenção a esse detalhe antes de escolher um ou outro modelo. E, se possível, observe um teste prático de autonomia no telefone antes de investir o seu dinheiro em um ou outro modelo. Este é um dos aspectos onde os reviews vão contar váiras verdades sobre os dois modelos.

 

Diferenças marcantes nos aspectos fotográficos

Os dois telefones contam com um conjunto de três sensores na câmera traseira, mas cada um entrega características muito específicas, o que pode determinar um vencedor para o comparativo.

O Xiaomi 13 Pro recebe três sensores traseiros com 50 MP de resolução, e conta como principal diferencial a parceria com a Leica para melhorar o poder de fogo das lentes e dos fotógrafos que serão usuários desses dispositivos.

Já o Motorola Moto X40 aposta em uma combinação composta por um sensor principal de 50 MP, uma lente ultra grande angular de 50 MP, e um sensor teleobjetiva de 12 MP. Vale lembrar que este modelo ainda conta com uma impressionante câmera frontal de 60 MP.

Qual dos dois modelos é melhor nos aspectos fotográficos?

Nos números, o Xiaomi 13 Pro promete entregar fotos com maior qualidade, mas o Moto X40 também não deve fazer feio. Quero dizer, os dois telefones contam com a capacidade técnica de processamento de imagem do Snapdragon 8 Gen 2 para entregar as melhores fotos possíveis, além é claro do tipo de software que cada modelo vai receber.

 

As diferenças no software

Aqui pode estar um fator decisivo para alguns usuários.

O Xiaomi 13 Pro vai receber a MIUI 14, interface gráfica baseada no Android 13. E todo mundo torce para que esse software chegue ao smartphone melhor resolvido que o seu antecessor, que teve vários problemas ao longo do seu ciclo de vida.

Já o Motorola Moto X40 deve receber o Android 13 quase puro e com poucos softwares de terceiros pré-instalado, o que garante uma maior fluidez no dispositivo como um todo. Por outro lado, a Motorola não é conhecida por ser a melhor empresa do mundo na hora de oferecer um maior tempo de atualizações para os seus smartphones.

Neste caso, você precisa tomar uma decisão importante: ou aceita que o seu telefone fique engasgando um pouco de vez em quando e garante anos de atualizações, ou pega o modelo que entrega a experiência de uso mais plena e completa, com updates oficiais, mas que pode chegar ao fim do seu ciclo de vida de forma precoce, por decisão do fabricante.

A escolha é sempre sua.

 

Conclusão: qual dos dois é melhor?

Escolher um telefone não transforma automaticamente o outro em um inútil ou peso morto. Precisamos parar de pensar em ‘8 ou 80’ na vida e no mundo da tecnologia (também), e entender que existem produtos diferentes para pessoas com diferentes perfis.

O Motorola Moto X40 é bem competente em vários aspectos, e pode oferecer uma ótima experiência de uso com esse Android menos intrusivo. Por outro lado, o Xiaomi 13 Pro é mais completo, conta com a parceria com a Leica nos aspectos fotográficos e uma experiência de útil mais completa e longo prazo.

O jogo pode virar quando os dois telefones chegarem ao Brasil, já que os preços de comercialização dos produtos ainda não foram definidos. E como o nosso mercado é muito peculiar e com algumas surpresas, não será estranho ver uma mudança em nossas recomendações.

Aqui, procuramos evitar escrever qualquer coisa na pedra fria da lei, pois tudo na vida pode mudar a qualquer momento. Ou seja, vale a pena esperar um pouco para o lançamento oficial dos dois smartphones no mercado brasileiro (mais por parte do Motorola Moto X40, pois mesmo que a Xiaomi só comercialize para nós a versão global e importada, a marca chinesa não sente tanto o impacto dessa decisão).

Muito provavelmente vou escrever outro artigo destacando os preços desses produtos no Brasil e ajudar (se possível) na escolha que você vai precisar fazer caso se interesse nos dois modelos.


Compartilhe