TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Xiaomi 12 Lite NE, aquele que tem 2 câmeras frontais | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Xiaomi 12 Lite NE, aquele que tem 2 câmeras frontais

Xiaomi 12 Lite NE, aquele que tem 2 câmeras frontais

Compartilhe

O Xiaomi 12 Lite NE é a versão global do Xiaomi Civil 2, que foi lançado em setembro de 2022 na China. E essa informação ganha ainda mais relevância quando sabemos que este modelo pode chegar ao Brasil em breve.

O dispositivo foi homologado pela Anatel, o que significa que ele está aprovado para o mercado brasileiro. E como não poderia deixar de ser, eu estou aqui para dar a minha opinião inicial sobre esse telefone.

Para quem estava esperando por um telefone Android que já traz uma cópia da Dynamic Island da Apple de forma nativa, dispensando a necessidade ou obrigatoriedade de fazer o download e a instalação de um aplicativo de terceiros para essa finalidade, a espera chegou ao fim.

 

Uma Dynamic Island para esconder mais segredos

Se você pensa que a Xiaomi decidiu copiar na cara dura a Dynamic Island da Apple a troco de nada ou por ser descarada nessa ideia de reproduzir designs alheios, é melhor rever os seus conceitos.

Quem levar o Xiaomi 12 Lite NE para casa, além de receber a solução que aparentemente matou o notch no iPhone, vai contar também com uma câmera frontal dupla no dispositivo, algo que é bem peculiar, considerando os últimos movimentos da telefonia móvel como um todo.

É importante lembrar que a Xiaomi não é a única que apostou nessa ilha dinâmica virtual. A Huawei também decidiu adotar o caminho mais fácil da cópia para não ficar para trás, na tentativa de conquistar quem gostaria de ter um iPhone mas não tem tanto dinheiro disponível para isso.

O diferencial da Dynamic Island do Xiaomi 12 Lite NE para a solução adotada pela Apple é que o recurso no telefone chinês só serve mesmo para abrigar os sensores de fotografia, luminosidade e proximidade presentes na área.

Dá até para dizer que esse notch virtual do telefone da Xiaomi é meio “burro”, já que ele não é dinâmico de verdade como acontece nos telefones da Apple, que não só consegue interagir com elementos do sistema operacional como também com softwares de terceiros.

E nem dá para pedir muito mais desse dispositivo. O Xiaomi 12 Lite NE é um telefone intermediário que ainda agradece aos céus e aos executivos da Xiaomi por contar com a compatibilidade com as redes 5G. isso é possível pela presença do processador Snapdragon 7 Gen 1, trabalhando com 8 ou 12 GB de RAM e 128 e 256 GB de armazenamento.

 

Duas câmeras na frontal… por que mesmo?

A essa altura do campeonato, você deve estar se perguntando: “por que o Xiaomi 12 Lite NE possui duas câmeras frontais?”.

Eu respondo. E vou além na resposta, explicando o que cada sensor faz.

As duas câmeras frontais do Xiaomi 12 Lite NE contam com 32 megapixels, mas uma delas recebe o sensor tradicional para fotos normais, e o outro entrega uma lente ultra grande angular, para as fotos onde os seus amigos precisam aparecer.

A câmera traseira se destaca pelo sensor principal de 50 megapixels, acompanhado pela lente ultra grande angular de 20 megapixels e pela lente macro de apenas 2 megapixels, que só está no telefone para dizer que existe.

Aqui, temos a regra de bolo dos sensores fotográficos na parte traseira, já que a maioria dos fabricantes de smartphones Android estão apostando no sensor principal de 50 megapixels, deixando os demais sensores com qualquer outro número.

Ou seja, você tira boas fotos normais, mas para todo o resto você deve ser preparar para qualquer coisa em termos de resultados finais nas fotos e vídeos. Tá, esses sensores fotográficos do Xiaomi 12 Lite NE até podem surpreender na prática, mas ao menos na teoria estão só alinhados com o que oferece um telefone de linha média.

Sua bateria de 4.500 mAh já pode ser considerada inferior para tudo o que a média de mercado de telefonia móvel oferece hoje, mesmo contando com uma recarga rápida de 67W que promete os 100% de carga em apenas 40 minutos.

Insisto que prefiro ter uma autonomia mais longa do que depender de carregar rapidamente o telefone, por diversos motivos atrelados ao desempenho e à longevidade do dispositivo.

Por outro lado, seu hardware de linha média combinado com uma tela AMOLED de 6.55 polegadas pode fazer com que esse telefone funcione por um dia inteiro longe da tomada sem maiores problemas.

Todo o conjunto técnico será gerenciado pelo Android 12 com a interface MIUI 13.

 

Xiaomi 12 Lite NE: vale a pena?

Sem saber o preço sugerido no Brasil para o produto, fica difícil saber se o Xiaomi 12 Lite NE vale ou não a pena. Por outro lado, ele é um telefone que se propõe a ser equilibrado na relação custo-benefício, e isso é o que mais importa para muitos consumidores.

O grande problema desse modelo por aqui é a DL Eletrônicos, por mais surpreendente que possa ser essa afirmação. A marca, que representa a Xiaomi no Brasil, não tem facilitado muito no preço dos seus produtos, que precisam registrar lucros para se tornarem viáveis em nosso mercado.

O problema dessa necessidade está nos preços que a DL cobra pelos produtos da Xiaomi no Brasil, que estão bem longe de serem os mais competitivos. Neste caso, a marca sofre a concorrência dela mesma, porque muitos usuários preferem importar os telefones da marca.

Se o telefone chegar ao Brasil por um preço interessante e com garantia de fábrica, ele pode ser uma alternativa para um bom grupo de consumidores brasileiros. Porém, se não cumprir com essas demandas do nosso consumidor, passa a ser um lançamento de gosto duvidoso.


Compartilhe