Compartilhe

A Microsoft informa que o Xbox Series X vai contar com uma nova característica, o Xbox Smart Delivery. O recurso vai permitir que um antigo sonho dos usuários dos videogames da empresa se transforme em realidade.

A proposta é mais ou menos a seguinte: se você comprou um jogo para o Xbox One, ele estará disponível para o Xbox Series X em sua versão melhorada e sem pagar um centavo a mais por isso. Ou seja, chega ao fim a sangria desatada das empresas dos videogames em fazer o usuário pagar duas vezes pelo mesmo jogo no console de nova geração.

 

 

 

Não pague duas vezes pelo mesmo jogo

 

 

A prática é abusiva, ainda mais em tempos de retrocompatibilidade. Não faz muito sentido com uma tecnologia que permite ter os jogos do passado de volta para o presente. É a tal da obsolescência programada que não acontece no PC. Pois bem, o Xbox Smart Delivery acaba com esse cenário injusto… pelo menos na teoria, pois essa é uma opção exclusiva do console da Microsoft.

A EA revelou em um passado não muito distante que pode oferecer tal possibilidade tanto para o Xbox Series X como para o PlayStation 5. E é o que o Xbox Smart Delivery deve oferecer, pelo menos para os jogos da Microsoft: o jogo comprado para o console atual está disponível no novo console. Simples assim.

Olhando para os detalhes do recurso, ele parece ser melhor do que o esperado. E digo “parece”, porque ainda fica no ar alguns detalhes sobre seu funcionamento.

Além de permitir que um jogo do Xbox One funcione no Xbox Series X sem custos adicionais, o Xbox Smart Delivery vai oferecer a opção de armazenamento cruzado, ou seja, você pode continuar o jogo em um ou outro modelo de console, onde todo o progresso salvo no jogo é preservado de uma geração para outra.

O Xbox Smart Delivery será compatível com o Xbox Game Pass, oferecendo as mesmas vantagens que já são conhecidas pelos assinantes do serviço, sempre e quando os desenvolvedores dos jogos entenderem que o jogo pode ser compatível com o recurso de migração dos jogos para a plataforma de nova geração. O que é certo é que a Microsoft vai adotar a prática com todos os seus jogos. Vamos ver se os demais estúdios manterão a prática nefasta de seguir sangrando o bolso dos gamers.

Falando dos jogos, a Microsoft já confirmou a primeira leva de títulos de terceiros que estão no programa Xbox Smart Delivery. Lembrando que nem todos terão a sua versão para Xbox Series X pronta no ato do lançamento do novo console:

 

Halo Infinite
Cyberpunk 2077
Assassin’s Creed Valhalla
Destiny 2
DiRT 5
Scarlet Nexus
Chorus
Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2
Yakuza: Like a Dragon
The Ascent
Call of the Sea
Gears 5
Second Extinction
Metal: Hellslinger

 

Quando a versão adaptada de um jogo do Xbox One chegar ao Xbox Series X, o jogo será atualizado automaticamente e sem custo adicional.

Olha, se o Xbox Smart Delivery entregar (sem trocadilhos) tudo o que promete, e se tornar uma proposta permanente nos futuros consoles da Microsoft, entendo que muitos fãs do Xbox terão um ótimo argumento para seguir fiel à marca.

 

 

 

Via Xbox


Compartilhe