TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Xbox Series X vs PlayStation 5: qual deles gasta menos energia? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Análises e Reviews | Xbox Series X vs PlayStation 5: qual deles gasta menos energia?

Xbox Series X vs PlayStation 5: qual deles gasta menos energia?

Compartilhe

Esta não é uma pergunta tão absurda assim.

Considerando o cenário econômico brasileiro e que a grande maioria dos meros mortais tenta economizar a todo custo e em qualquer coisa (mesmo comprando videogames caros), verificar o consumo energético do Xbox Series X e do PlayStation 5 é algo lógico, coerente e racional.

Ainda mais em um país como o Brasil, onde o verão é algo efetivo e real, e todo mundo quer jogar videogame usufruindo do ar condicionado e não ter sustos no final do mês.

Neste post, vamos descobrir qual é o videogame de nova geração que mais consome energia durante o uso contínuo em várias horas de jogatina.

 

 

 

Xbox Series X vs PlayStation 5: a batalha na economia de energia

Que todo videogame atual gasta uma quantidade considerável de energia, todo mundo sabe. Aliás, eu gostaria que a minha mãe pudesse ler este post e entendesse de uma vez por todas que o meu velho Atari não era o culpado pela conta de luz alta. Isso era responsabilidade da TV mesmo.

Com dispositivos eletrônicos muito potentes, com um hardware robusto e jogos cada vez mais exigentes, a energia gasta por esses consoles de videogames é elevada. Estamos falando de verdadeiros computadores devidamente turbinados, e dispositivos como esse não são amigos de nossa conta de luz.

Se o gasto de energia é inevitável para quem quer um pouco de entretenimento em uma vida tão difícil e complexa, pelo menos podemos nos preparar para tentar estimar o quanto que a nossa conta de luz vai sofrer com isso. Pois bem, o site Tom’s Hardware decidiu analisar o Xbox Series X e o PlayStation 5 para descobrir qual é o videogame mais econômico no consumo energético.

A questão mais importante que o site queria responder é: qual é o consumo total dos dois consoles durante as partidas?

Neste aspecto, o Xbox Series X é o menos gastão nos aspectos energéticos, mas com uma diferença relativamente pequena em relação ao PlayStation 5: apenas 20W de média. Ou seja, o console da Microsoft consome em média 190W de energia no seu jogo mais exigente, enquanto que o videogame da Sony se posiciona nos 210W, considerando o mesmo critério.

Sobre o nível de ruído, o Xbox Series X é o mais silencioso com 15.5 dB emitidos durante os jogos. Já o PS5 gera 26 dB de ruído, o que é uma diferença considerável.

Na temperatura, o Xbox Series X aquece mais o seu processador, já que a APU da AMD alcança os 74.1 graus Célsius, enquanto que o PS5 alcança os 70.2 graus. Ou seja, quase um empate técnico se considerarmos uma margem de erro.

Por fim, na RAM e VRAM, o console da Microsoft é um pouco menos quente que o videogame da Sony, mas com uma diferença mínima.

 

 

 

Conclusão

Prepare o bolso de qualquer maneira para pagar a conta de luz no final do mês, amigo gamer.

Apesar do Xbox Series X consumir menos energia que o PlayStation 5 durante a execução dos jogos, a diferença de 20W pode não ser tão relevante assim, dependendo do tempo que você fica com o console ligado na sua casa.

De qualquer forma, saber que o console da Microsoft é mais silencioso ou que o videogame da Sony gera menos calor pode ser algo relevante para você, dependendo de suas variáveis de escolha.

E ter essas informações em um post é algo bem útil para muita gente.


Compartilhe