Compartilhe

Microsoft e Nintendo estão discutindo um grande acordo para entregar o Xbox Game Pass no Nintendo Switch em 2019 e, em um momento posterior, o futuro serviço de games em streaming de Redmond, o Project xCloud.

A Microsoft quer estar em todos os lugares, inclusive nos videogames via jogo cruzado com diferentes plataformas, visando também uma maior integração entre os seus consoles e os computadores pessoais com Windows 10. O acordo com a Nintendo está mais para um rumor, mas pode ir além, migrando os jogos do Xbox para o Nintendo Switch, especialmente os menos exigentes para se adaptarem à potência do console da Big N.

Para os jogos que não forem migrados de forma direta, a Microsoft usaria o Xbox Game Pass e o Project xCloud, entregando o amplo catálogo de jogos do Xbox no Swtich, com um serviço de assinatura e um serviço na nuvem que deve ser o futuro da distribuição de videogames.

Não é algo tecnicamente tão simples quanto parece. A potência de um Xbox One X é muito superior ao do Switch, e até mesmo o foco, concepção e público alvo são diferentes. Mesmo assim, há vantagens para as duas empresas nesse acordo.

A biblioteca do Switch não conta com os grandes jogos de terceiros presentes no Xbox, e o Game Pass ampliaria muito esse catálogo. Já a Microsoft pode expandir o seu serviço de assinatura para mais dispositivos, aumentando as suas receitas em um momento onde a própria empresa parece mais interessada em vender os seus serviços do que vender os seus consoles. Ou talvez até preparando o caminho para acabar com o console Xbox de vez.

Já a Sony está ficando de fora da equação. Negou por diversas vezes o jogo cruzado, e o motivo para isso é claro para todos: o dinheiro. Os japoneses hoje estão em posição privilegiada e quer manter isso. Vende mais consoles que as demais e possui uma coleção de jogos exclusivos de terceiros invejável.

Os movimentos do mercado de games poderão ser vistos de forma mais clara durante a Game Developers Conference 2019, que acontecerá em março. Vamos aguardar por novidades nesse evento.

 

Via Gematsu, Neowin


Compartilhe