A Microsoft lançou uma atualização que permite aos assinantes do Xbox Game Pass Ultimate executar via nuvem 50 jogos que já possuem, além dos títulos neste momento disponíveis no Game Pass.
Entre os títulos disponíveis estão Baldur’s Gate 3, Balatro, vários jogos da série Final Fantasy, e Hogwarts Legacy.
A biblioteca de jogos para streaming em nuvem está prevista para crescer, com mais títulos sendo adicionados ao longo do tempo, conforme declarado por Ashley McKissick, VP da Xbox.
Para múltiplos dispositivos
Os jogos podem ser transmitidos em TVs, smartphones, tablets e PCs através de navegadores da web, aumentando a acessibilidade para os usuários. Dessa forma, está se cumprindo aquilo mencionado por Phil Spencer no começo de 2024, indicando que “o Xbox está em qualquer lugar”.
A Microsoft planeja expandir essa funcionalidade para consoles Xbox e o aplicativo do Windows no próximo ano, como parte de um esforço contínuo conhecido como Projeto Lapônia, que visa integrar bibliotecas de jogos ao Xbox Cloud Gaming, um recurso prometido pela gigante de Redmond desde 2020.
A implementação desse recurso requer a preparação de milhares de jogos nos servidores na nuvem da Microsoft, além de lidar com questões de licenciamento, que podem limitar a disponibilidade de certos títulos.
A Microsoft também está trabalhando para permitir compras de jogos em seu aplicativo móvel Xbox para Android, embora o cronograma exato ainda seja incerto devido a questões legais com o Google.
Um golpe da Microsoft
É evidente que a Microsoft quer conquistar um importante segmento gaming para o futuro: os jogos na nuvem via streaming.
Outras plataformas já estão flertando com essa possibilidade, mas nenhuma empresa possui o poderio técnico e financeiro de uma Microsoft. Se tem uma Big Tech que pode alcançar esse objetivo de forma plena, essa é a empresa comandada hoje por Satya Nadella.
As questões técnicas podem (e devem) ser contornadas com o passar do tempo. E acredito que, uma vez que estejam contornadas essas limitações, mudanças drásticas para o Xbox podem acontecer.
A primeira delas é a chegada do console portátil, que terá muito sentido com essa proposta de jogos na nuvem.
A segunda é a real possibilidade do fim do console Xbox, tal e como conhecemos. Com os jogos via streaming, a Microsoft fica livre de obrigar (ou condicionar) o jogador a investir dinheiro em um produto dedicado.
Sem falar que a própria Microsoft pode se beneficiar em não gastar recursos na produção de novos consoles tradicionais.
Vamos ver se o tempo deixa claro quais dos caminhos que a Microsoft vai seguir no futuro. Mas vejo real potencial para essas mudanças acontecerem em função da expansão dos jogos na nuvem.