Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | X vai esconder curtidas… se você pagar

X vai esconder curtidas… se você pagar

Compartilhe

Está acabando a originalidade do X (finado Twitter #saudades). Afinal de contas, começou a copiar recursos de outras plataformas. Ou melhor, a remoção de métricas de popularidade das postagens.

Eu explico: o X anunciou que vai parar de exibir as curtidas dos usuários nas postagens. E se você está animado por entender que esse recurso só serve para levantar o hate nos usuários, saiba que apenas quem paga pode se proteger da pressão social dos outros.

Pelo menos neste primeiro momento, apenas os assinantes do X Premium poderão remover a contagem de curtidas para os demais usuários. Isso pode mudar no futuro, mas não há garantias disso (depende do humor do Elon Musk).

 

Os motivos para a decisão

A justificativa do X também é clonada de outras plataformas, mas não exatamente para as mesmas finalidades.

O X está retirando as curtidas porque está preocupado que os usuários se sintam desencorajados a curtir postagens com conteúdos mais ousados ou adultos por meio de trolls. Muitos gostariam de mostrar a sua afinidade com postagens polêmicas, mas sentem medo de manchar a imagem pública com essa medida simples.

É um pouco diferente do que Instagram e YouTube fizeram quando desativaram a contagem de likes ou dislikes. Ambas alegaram que removeram as métricas para tentar promover uma melhor saúde mental para os usuários.

Mas os motivos do X são “totalmente justificáveis” #ironia.

 

Como vai funcionar?

Na prática, a aba Curtidas deixará de ser exibida nos perfis. O autor das mensagens ainda pode saber quem curtiu os posts e as respostas, mas não será possível ver quem curtiu posts de outras pessoas.

Por outro lado, o X agora mostra quantas pessoas salvaram uma publicação, mas sem mostrar quais são as contas. Outra métrica que ganha evidência é o número de visualizações de um post, algo que já está ativo nos perfis de todos os usuários.

A maior dificuldade em ver as interações em uma publicação de alguém é uma espécie de “regra” nas principais redes sociais, de modo que o X não está sozinha nessa decisão. Aliás, o próprio Elon Musk tinha em mente remover todos os botões de ação ou interação na rede social do finado passarinho azul, tudo para dar mais ênfase no número de visualizações de uma postagem.

Na prática, Musk tenta entregar ao X o que era a essência do Twitter: um microblog. E no lugar de monetizar as interações, ele entende que o número de visualizações é o mais relevante, da mesma forma que fizemos com os blogs até a última grande alteração das métricas do Google Search.

 

Sinceramente?

O Twitter é uma lembrança distante do que o X é hoje, e diante de tantas mudanças que Musk promoveu na plataforma, essa é a que menos pode mudar alguma coisa na vida dos usuários.

Para os produtores de conteúdo profissionais, pode ser mais difícil monetizar no X, já que interações como as curtidas são mais orgânicas de se alcançar do que as visualizações, que podem ser turbinadas por bots.

Se Elon Musk acabar mesmo com os bots no X, a remoção das curtidas pode funcionar. Caso contrário, é mais um tiro no pé do dono da Tesla.


Compartilhe