Quem vive sem WiFi hoje? Resposta: ninguém.

Porém, a internet WiFi está longe de ser perfeita, mesmo hoje com velocidades maiores e maior segurança. Porém, em 2019, tudo vai mudar graças a um hardware que vai garantir mais segurança e melhor desempenho.

A WiFi Alliance anunciou o novo padrão de segurança WPA3, que estará disponível nas redes WiFi pessoais e empresariais em breve. O roteador vai precisar de hardware compatível com o novo padrão, e o notebook, smartphone ou tablet também precisa ser compatível com a nova tecnologia. Vale salientar que os dispositivos atuais suportam o padrão WPA2 anunciado em 2004.

O WPA3 vai proteger os usuários contra ataques de forma mais eficiente, com melhores proteções contra ataques offline e descobrimento de senhas. Se alguém capturar seus dados via WiFi e tentar depois introduzí-los em um sistema WPA3, os dados serão inúteis.

As novas redes WPA3 também vão impedir que os invasores comprometam dados mais antigos com um novo ataque. Se alguém descobrir a sua senha, não vai conseguir seus dados.

Por fim, uma funcionalidade chamada Easy Connect permite ligar os gadgets e dispositivos de internet das coisas às redes WiFi, mesmo sem botões ou telas. Uma simples identificação de um QR Code em um produto compatível basta.

A próxima geração de WiFi vai suportar velocidades de acesso à internet mais rápidas, graças ao novo padrão 802.11ax, que será implementado nos novos produtos.

A WiFi Alliance espera que o lançamento do WPA3 acompanhe o novo padrão em 2019. Vamos aguardar.