É fato que todos nós, em maior ou menor grau, teremos nossas vidas afetadas pela Inteligência Artificial (IA). Há quem diga que essa é uma grande revolução, e tem aqueles que estão mais céticos se esse é um avanço ou uma grande maldição em nossas vidas.
No meio do debate, temos empresas como OpenAI, Microsoft e Google desenvolvendo e adotando a IA em seus serviços. E outras empresas estão pegando carona nessas iniciativas, implementando APIs de modelos já conhecidos ou desenvolvendo plataformas próprias.
A próxima que vai apostar na IA para otimizar a produção de conteúdo na internet é o WordPress, ao anunciar que vai adotar o Jetpack AI Assistant para auxiliar os usuários na redação de artigos em sua plataforma de blogs e sites.
Como o Jetpack AI Assistant vai funcionar?
Antes de continuar, é preciso colocar em contexto a importância dessa notícia.
Estamos falando do WordPress, que é uma das maiores plataformas de criação de sites na internet. Há quem diga que ela é responsável direta por pelo menos 43% de todas as páginas online da internet, incluindo é claro o TargetHD.net. Logo, qualquer iniciativa vinda dessa gigante terá um impacto significativo em boa parte da web.
Dito isso, a missão do Jetpack AI Assistant é ser um assistente de redação baseado em IA. Essa ferramenta se integra ao editor do WordPress e promete resumir textos, gerar títulos, traduzir em mais de 12 idiomas, corrigir erros ortográficos e até mesmo gerar publicações de blog inteiras.
Com o Jetpack AI Assistant, os usuários podem fornecer instruções específicas e adaptar o estilo de escrita desejado, seja ele divertido, informativo ou entusiasta. Mais ou menos da mesma forma que os produtores de conteúdo mais criativos e proativos estão fazendo hoje com o ChatGPT. Porém, a promessa é de uma otimização muito maior, o que deve entregar resultados com maior qualidade.
Os desafios e as preocupações
Apesar dos benefícios proporcionados pelas ferramentas de IA generativa, sua adoção também enfrenta desafios em diferentes campos.
Algumas empresas, como BuzzFeed e CNET, experimentaram o uso de ChatGPT para gerar conteúdo. Porém, ambas enfrentaram problemas como a produção de artigos com erros e baixa qualidade, resultando em avaliações negativas.
Eu posso falar sobre isso com um certo conhecimento de causa. Não vou negar que uso o ChatGPT para criar alguns artigos do blog, principalmente nos formatos de fast news ou com temas que não são opinativos. E jamais deixo o conteúdo 100% autoral pela IA: sempre corrijo ou adiciono informações que considero relevantes para o conteúdo.
Além disso, existem preocupações éticas e de confiabilidade em relação à IA generativa. Essas ferramentas podem gerar informações errôneas e reproduzir vícios sociais presentes nos dados de treinamento, o que vai contra os princípios éticos da sociedade. Há o temor de que a proliferação dessas ferramentas possa levar a uma inundação da web com conteúdo falso e de baixa qualidade.
De qualquer forma, a iniciativa da implementação do Jetpack AI Assistant no WordPress apresenta vantagens significativas em termos de produtividade e automação. Se o usuário estiver ciente das limitações da IA na hora de produzir o conteúdo e trabalhar para garantir a qualidade e precisão do texto gerado, essa pode ser uma poderosa ferramenta para otimizar o processo, resultando em mais tempo investido em outras tarefas e, com alguma sorte, mais dinheiro na conta bancária.
Vamos ficar de olho para ver como o Jetpack AI Assistant vai se desenvolver. Eu mesmo quero me beneficiar dessa iniciativa.