Compartilhe

A primeira versão do Touch Bar do MacBook Pro não convenceu aos usuários, pois sacrificou teclas de função para colocar uma barra de toque com teclas contextuais. Porém, as segundas telas sensíveis ao toque estão virando moda, e a Microsoft reforça isso com o novo recurso Wonder Bar, disponível para Windows 10X.

O novo Surface Neo entrega a tela dupla aos dispositivos da Microsoft. Com ele, o Windows 10X vem adaptado para esse formato de dispositivo. Com uma das prévias do novo sistema operacional para os desenvolvedores, também foi disponibilizado o novo recurso do Wonder Bar.

 

 

 

Uma barra de toque com vídeos, emojis e botões contextuais

 

 

O Windows 10X usa as telas do dispositivo para exibir informações e ferramentas, mas também é possível transformar esse dispositivo em um computador com um formato mais ‘tradicional’, colocando um teclado magnético e físico neles. Desta forma, uma das telas é usada para a visualização e a outra fica parcialmente coberta pelo teclado.

E no lugar de desligar a parte da tela não coberta pelo teclado, o Windows 10X a transforma em uma espécie de Touch Bar, mas com um tamanho maior (o software assume 50% de tela) e com mais elementos, como botões e emojis.

A Wonder Bar pode ser utilizada para expandir as possibilidades do teclado, assim como para adicionar ferramentas aos aplicativos. Você pode mostrar vídeos, exibir um teclado emoji, procurar GIFs, alternar entre janelas em um aplicativo, exibir controles de reprodução ou utilizá-lo como um trackpad.

 

 

A barra também aparece ao usar um teclado virtual na tela, mas a mesma pode vir a ser uma distração para alguns usuários nesse caso. Para evitar isso, a Microsoft implementou uma série de regras e dicas para os desenvolvedores, sobre como e quanto tornar a barra acessível, como ela pode atuar como uma extensão do aplicativo ou teclado, ou em como ter as ações mais utilizadas ou itens previsíveis ao usuário sempre com você.

A Wonder Bar vai ser uma característica do Windows 10X, ou seja, será compatível com os aplicativos Windows 10X e Win32, web e Universal Windows Platform. É um aplicativo que será implementado apenas no futuro do sistema operacional, pois nesse momento só existe um SDK e um emulador do Windows 10X em funcionamento. O sistema operacional não tem data de lançamento, assim como o Surface Neo, que virá com este software pré-instalado.

Logo, para os mais ansiosos, só existem duas alternativas: testar a Wonder Bar com o emulador do Windows 10X (e, ainda assim, não é a mesma coisa que o uso em uma plataforma real), ou esperar pacientemente pelo lançamento do sistema operacional e seus primeiros dispositivos.

 

 

Via Microsoft


Compartilhe