TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Windows não reconhece novo SSD ou HD: como resolver? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Desktop PC | Windows não reconhece novo SSD ou HD: como resolver?

Windows não reconhece novo SSD ou HD: como resolver?

Compartilhe

Você comprou uma unidade de SSD no AliExpress ou aquele disco rígido no KaBum, e ficou todo animado com o investimento. Seu computador com alguns anos de vida vai ganhar um gás, e voltar a ter aquele desempenho dos tempos em que era novo e recém saído da caixa.

Porém, para a sua decepção, o Windows não quer reconhecer essa nova unidade de armazenamento.

Antes de você sair por aí xingando as lojas no Twitter (é o que normalmente fazemos), vale a pena verificar se o temperamental não é o próprio Windows.

Neste post, vamos mostrar as possíveis soluções para os casos de não reconhecimento de SSD ou HD por parte do Windows.

 

 

 

Por que isso acontece? Como resolver?

O motivo mais comum para o Windows não reconhecer uma nova unidade de armazenamento é a incompatibilidade de formato dessa nova unidade e a não associação de letra de unidade por parte do sistema operacional.

Quando isso acontece, a unidade é reconhecida pela BIOS, mas não pelo Windows. E se for isso, pode começar a agradecer, pois este é um problema que é bem fácil de ser solucionado. Basta seguir com atenção os passos abaixo:

  1. Clique no ícone de Menu Iniciar do Windows e digite “Administrador de Discos”. Entre no primeiro resultado.
  2. Na janela que vai aparecer, procure pela unidade de armazenamento que está indicada como ESPAÇO NÃO ASSOCIADO e clique com o botão direito do mouse sobre ela. Se antes disso aparecer uma janela emergente pedindo para você escolher a tabela de partições, marque a opção GPT.
  3. No menu que vai aparecer depois que você clicar com o botão direito do mouse sobre a unidade não associada, escolha a opção “criar volume simples”. Então, marque a opção de formato NTFS, associe uma letra para a unidade e inicie o processo de criação ou formatação.
  4. Aguarde alguns minutos para que o processo de criação da nova unidade de armazenamento seja concluída. No final, você tem aquele SSD ou HD pronto para uso.

Esse tipo de problema é frequente em computadores OEM que contam com o FreeDOS ou com uma distribuição Linux pré-instalada, pois o sistema de arquivos nos dois casos é completamente diferente daquele que é o estabelecido pelo Windows.

 

 

 

Um outro cenário mais complexo

A coisa se complica quando o Windows não reconhece o SSD ou HD na ferramenta dedicada à administração de discos. Ainda assim, dá para resolver.

Primeiro, verifique se a unidade em questão aparece ou não na BIOS. Se aparece, o problema pode estar no Intel RST. Desative esse recurso e reinicie o sistema operacional. É provável que o SSD ou HD vai aparecer no administrador, e aí é só seguir os passos do segmento anterior.

Caso contrário, aí sim comece a pensar em xingar muito no Twitter, pois tem tudo para ser uma unidade defeituosa. Ainda assim, se a unidade não aparecer na BIOS, verifique se ela foi corretamente instalada no computador ou notebook. Quem sabe o cabo SATA está solto lá dentro, ou nem todos os conectores do SSD estão presos.

Por fim, verifique se o hardware que você está instalando é compatível com a placa-mãe do computador. Se você comprou um SSD incompatível, não adianta chorar.

E se tudo der errado… eu tenho vários palavrões que você pode usar sem ser banido das redes sociais.


Compartilhe