Muitos usuários reclamam todos os dias que o seu computador com Windows (10, 8, 7… não importa a versão) está com sua CPU batendo em 100% de uso, mesmo quando o usuário não faz nada no computador. Várias podem ser as origens do problema, e várias são as soluções.
Nesse post, compilamos alguns truques que podem reduzir o consumo do processador no Windows.
Revise os processos do sistema e mate aqueles que são desnecessários
Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas do Windows e selecione a opção de Administrador de Tarefas. Depois, clique sobre CPU para ordenar os processos com base no consumo do processador.
Agora, feche todos os processos que são de programas externos e que consomem muitos recursos do CPU, clicando com o botão direito sobre a tarefa em questão e clicando em Finalizar. Em nenhum caso mataremos os processos próprios do Windows, a menos que os mesmos sejam desnecessários.
Cuidado com os sites para ver séries e filmes online
Alguns sites de procedência duvidosa contam com algoritmos em seu código para minerar criptomoedas a partir do processador durante a reprodução de um vídeo dentro do site. Não são poucos os sites que forçam a execução de vários processos no navegador para gerar abas emergentes ou anúncios irritantes.
Por isso, é recomendável que você mantenha distância desse tipo de sites quando você notar um aumento da carga de trabalho no processador. Para isso, abra o Administrador de Tarefas no Windows e clicando sobre o navegador em execução para verificar se algum processo secundário está com algo consumo com as abas abertas.
Verifique os programas de download de Torrent
O uTorrent é outro programa que entrou na lista dos mineradores ocultos de criptomoedas, com uma incidência de processador muito mais limitada, mas gerando um forte impacto sobre a CPU em equipamentos antigos ou com hardware mais restrito.
Na verdade, qualquer programa instalado recentemente e que se execute em segundo plano é suspeito de conter um minerador oculto. Desinstale esses programas e opte por um software similar.
Desisntale o antivírus de terceiros, e opte pelo Windows Defender
O Windows Defender é o suficiente para a maioria dos usuários Windows. Usar um antivírus de terceiros não será mais útil, e resulta em um forte impacto sobre o processador.
Realize uma varredura em busca de vírus
Antes de desinstalar o antivírus do navegador, faça uma verificação no sistema em busca de um vírus ou malware que está fazendo cair o desempenho do processador.
Formate o Windows sem olhar para trás
Se você usa o Windows 10, formatar o Windows é bem simples: acesse o menu de recuperação, procurando por ele no menu Iniciar e, no programa, clique no botão que inicia o processo de recuperação. Vai aparecer uma janela onde podemos escolher o tipo de formatação do sistema que desejamos.
O ideal é escolher a opção que remove todo o conteúdo para limpar o sistema por completo, mas você pode escolher por manter os seus arquivos pessoais do Windows. O processo pode durar várias horas, dependendo dos componentes do computador e da velocidade de internet. Em nenhuma hipótese você pode desligar o computador durante o processo, pois você pode perder todos os arquivos e até o sistema se isso acontecer.
Troque a pasta térmica do processador
Nem todos os computadores podem contar com essa opção, mas uma simples troca de pasta térmica pode resolver determinados problemas da CPU, especialmente aqueles relacionados com a temperatura. Se você não sabe como fazer isso, procure por tutoriais no YouTube, tanto para desktops como para modelos de notebooks específicos.
Ou procure um serviço de assistência técnicas de sua confiança.