TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Windows 11 tem downgrade para Windows 10? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Windows 11 tem downgrade para Windows 10?

Windows 11 tem downgrade para Windows 10?

Compartilhe

Quando a Microsoft apresentou o Windows 11, chamou a atenção dos usuários rapidamente. E também não demorou nada para as dúvidas sobre o novo sistema operacional aparecem, principalmente referentes aos requisitos de hardware compatíveis para a atualização a partir do Windows 10.

Felizmente, as informações que esclareciam tudo foram chegando aos poucos, eliminando inclusive uma das dúvidas que mais afligem aos usuários que não querem se comprometer com um novo sistema operacional sem antes saber que ele funcione.

Muitos gostariam de saber se era possível fazer o downgrade do Windows 11 para o Windows 10 em caso de problemas ou insatisfações com o novo sistema operacional.

E aqui, temos respostas. Com boas e más notícias.

 

 

 

Sempre tem um porém…

 

 

A boa notícia é que o Windows 11 permite o downgrade para o Windows 10, o que é sempre um alívio para aqueles usuários mais preocupados com temas de incompatibilidade ou problemas que o novo sistema operacional podem entregar nesses primeiros meses de vida.

A má notícia é que existe um importante detalhe que aqueles que pretendem fazer o downgrade precisam ter em mente.

A página de suporte técnico da Microsoft oferece mais detalhes sobre o processo de downgrade do Windows 11 para o Windows 10, e explica que o caminho de volta para a versão mais antiga do sistema operacional é sim possível, sem precisar mover ou realizar o backup dos seus arquivos pessoais como um passo prévio ao processo.

Porém, o procedimento só pode ser realizado no computador em questão nos primeiros 10 dias após a primeira instalação do Windows 11. Ou seja, você tem um período muito curto de tempo para testar as características e compatibilidades da nova versão.

Ao terminar esse prazo, não é que o downgrade será considerado algo impossível, mas será muito mais complicado de ser feito, o que pode desestimular a muitos usuários.

De acordo com a informação localizada na página de perguntas e respostas da Microsoft:

 

Sim. Depois de instalar a atualização do Windows 11, há um período de 10 dias em que você pode retornar ao Windows 10, mantendo os arquivos e dados que trouxe com você.

Porém, após 10 dias, você precisará fazer backup de seus dados individualmente e realizar uma “instalação limpa” para voltar ao Windows 10.

 

Traduzindo: depois da instalação do Windows 11, começa uma contagem regressiva de 10 dias para você voltar para o Windows 10. Depois disso, o processo é bem mais complicado, e fica por conta e risco do usuário. Lembrando que a nova versão do sistema operacional da Microsoft só estará disponível para atualização nos computadores atuais a partir de 2022.

Para aqueles que desejam testar o Windows 11 no seu dia de lançamento oficial, será obrigado a comprar um computador novo ou entrar no programa Insider da Microsoft. Caso contrário, terá que esperar por mais alguns meses.

De qualquer forma, e independente da sua situação, é mais do que recomendado realizar uma cópia de segurança dos seus dados mais importantes e arquivos pessoais antes de realizar a atualização para o Windows 11. Você nunca sabe o que pode dar errado durante o processo, incluindo nos casos do downgrade.


Compartilhe