TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Windows 11 rodando no Lumia 950 XL (e bem) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Windows 11 rodando no Lumia 950 XL (e bem)

Windows 11 rodando no Lumia 950 XL (e bem)

Compartilhe

Com a versão preliminar do Windows 11 disponível no canal dos Insiders, começaram os primeiros testes com o novo sistema operacional da Microsoft. E, como era de se esperar, os primeiros experimentos alternativos também.

Não demorou nem uma semana para alguém tentar instalar o novo sistema operacional da gigante de Redmond em dispositivos alternativos, como é o caso deste post. Gustave Monce decidiu instalar e executar o Windows 11 em um smartphone Lumia 950 XL que, na época, rodava o Windows 10 Mobile e era o modelo top de linha da sua família de produtos.

E Gustave foi muito bem sucedido na iniciativa.

 

 

 

Uma demonstração do que o Windows 11 é capaz de fazer

 

 

Antes de continuar, não podemos esperar que projetos como esse resulte em um sistema operacional que vai funcionar em telefones. Este não é o objetivo final da Microsoft, apesar da empresa nunca ter podado esses experimentos com outros dispositivos (diferente da Nintendo que faz um certo pesado com tudo o que envolve os seus jogos e consoles de videogames).

Por outro lado, já começamos a ver o que o Windows 11 é capaz de fazer pela sua flexibilidade, e isso pode levantar interessantes discussões. Afinal de contas, se o sistema operacional pode funcionar bem em um smartphone (cujas especificações técnicas estão bem longe de serem as ideais para o seu funcionamento), por que existem as restrições para modelos de desktops e notebooks com um bom hardware?

Só por conta da ausência do TPM 2.0? Sinceramente, essa desculpa da Microsoft está se tornando um argumento cada vez mais frágil. Quem sabe com esses experimentos as coisas mudam.

De qualquer forma, o Windows 10 já poderia rodar bem em um Lumia 950 XL com a chegada do ARM. E isso foi possível graças ao WOA Project, que permitiu realizar a instalação inclusive em modo dual boot.

 

 

 

 

Nem foi algo tão difícil assim…

 

 

Gustave Monce reconheceu que executar o Windows 11 em um Lumia 950 XL nem foi uma tarefa tão complicada como poderia ser, já que ele alcançou tal objetivo com apenas um dia de trabalho dedicado a este projeto.

O vídeo que ele publicou mostrando o Windows 11 em plena execução no smartphone é a plena funcionalidade com a interação do toque na tela, e com resultados muito interessantes para um software que, em teoria, não foi concebido para funcionar em um dispositivo com as suas características.

Os novos gestos e o novo modo de visualização de tela dividida que a Microsoft apresentou no evento de apresentação estão disponíveis nesse experimento com o Lumia 950 XL, mas de forma esperada temos todas as respectivas adaptações de exibição da interface para um dispositivo com uma tela tão pequena.

Além disso, o processador Snapdragon 810 presente no Luma 950 XL tem seis anos de vida, e faz com que a fluidez do sistema operacional para desktops fique comprometida. Sem falar que o sistema de armazenamento do smartphone é no padrão eMMC (quem sabe se fosse em UFS o desempenho seria um pouco melhor).

 

 

Emas a cereja do bolo desse experimento é que o recurso de chamadas de voz funciona no Windows 11, assim como a conectividade móvel. Ou seja, esse sistema operacional entendeu perfeitamente as características técnicas do dispositivo instalado, reforçando mais uma vez que ele é mais versátil do que parece.

É, Microsoft… a desculpa do TPM 2.0 está cada vez mais furada…

 


Compartilhe