Wetten.com Brasil Apostas
Home » Análises e Reviews » Windows 11 é oficial: primeiras impressões

Windows 11 é oficial: primeiras impressões

Compartilhe

Nasceu a criança.

Finalmente. Depois de alguns vazamentos e possíveis processos por causa desse vazamento, a Microsoft anunciou oficialmente o Windows 11, nova versão do seu sistema operacional. Apesar da gigante de Redmond não revelar detalhes importantes como datas de lançamento ou preços, a partir de agora, contamos com uma ideia melhor sobre como a empresa está olhando para o software.

Não temos grandes novidades em relação ao conteúdo que foi vazado, mas vale a pena dar alguns destaques interessantes para alguns pontos da apresentação. E nesse post, vou resumir esses principais pontos, e o que eu penso sobre tudo o que vi durante a apresentação.

Ou sobre tudo o que tentei ver, já que a transmissão da Microsoft estava péssima.

 

 

 

Detalhes são importantes

 

 

O Windows 11 conta com novas animações, estilos e temas de sistema para aqueles que adoram personalizar o sistema operacional. O novo menu Iniciar que dá adeus às Live Tiles está mais do que confirmado, recebendo novos ícones para uma barra de tarefas central com acesso aos aplicativos mais utilizados de forma simplificada.

 

 

Outro detalhe importante está nas atualizações que estão 50% menores, deixando os updates mais rápidos. E uma das novidades do Windows 11 é o Snap Layouts, que pretende deixar o sistema operacional ainda mais ágil.

 

 

Este Snap Layouts é uma nova forma de organizar as janelas na área de trabalho com diferentes estilos de escolha livre para o usuário. Também é possível criar grupos de aplicativos, onde o sistema operacional sempre vai lembrar no que você estava trabalhando.

 

 

 

Microsoft, Teams e a nova Loja do Windows

 

 

O Microsoft Teams passa a ser um elemento integrado ao Windows 11, facilitando a interação entre os usuários, independente se o uso é profissional ou doméstico.

 

 

A nova Loja do Windows 11 vai concentrar softwares nos formatos PWA (Aplicativos Web Progressivos (UWP) (Aplicativos Universais), Win32 e aplicativos Android. O novo design da loja também entrega segmentos dedicados ao entretenimento.

 

 

 

Os novos Widgets e os jogos no Windows 11

 

 

Os Widgets do Windows 7 estão de volta no Windows 11, devidamente atualizados no seu design, com uma proposta limpa na sua estética e simples no seu funcionamento.

A Microsoft garante que “se você é um gamer, o Windows 11 foi feito para você”, uma vez que o novo sistema operacional passa a contrar com tecnologias que neste momento estão integradas nos seus consoles de nova geração (Xbox Series X e S).

 

 

Recursos como Auto HDR e velocidade implementada com a ajuda do Direct Storage passam a fazer parte do novo sistema operacional, melhorando a experiência gaming como um todo.

Falando um pouco mais do Direct Storage, os jogos podem carregar recursos diretamente na GPU sem desacelerar da CPU, através do aplicativo Xbox para Windows 11, o que torna essa funcionalidade compatível com a biblioteca de jogos disponíveis no Xbox Game Pass Ultimate.

 

 

 

O que eu penso do Windows 11?

 

 

Nesse primeiro momento, vejo que a Microsoft tentou abordar pontos que afetam diretamente a experiência de uso, dando uma certa ênfase para um design mais limpo e devidamente adaptado para dispositivos com diferentes características.

Em termos práticos, a empresa aprendeu com os erros do Windows 8.

Fez mudanças sutis na ideia geral do seu funcionamento e, caso o usuário decida usar esse sistema operacional em um dispositivo que não possui teclado e mouse, não vai sentir um impacto visual tão grande.

Porém, percebo que o real objetivo do Windows 11 é também tentar corrigir aquilo que não estava funcionando bem, além de melhorar alguns recursos que estavam funcionando bem. Gostei dos modos de interação com diferentes formatos de sistema, e em tudo o que a Microsoft pensou para o desenvolvimento de elementos internos.

 

 

A atualização parece ser justa quando olhamos que a Microsoft quer ir para uma próxima fase com o Windows, uma vez que entende que o Windows 10 já deu o que tinha que dar. Particularmente, a atual versão do sistema operacional (que a Microsoft lá atrás disse que seria “a última versão do Windows”) me agrada e muito. É o melhor Windows da história.

Mas mudanças são sempre bem vindas. Bom, quero dizer, se tudo funcionar conforme prometido. Só vamos descobrir realmente se a Microsoft acertou no Windows 11 quando efetivamente o novo software estiver instalado em nossos computadores.

 

 

 

Quando o Windows 11 estará disponível?

A Microsoft informa que o Windows 11 estará disponível como uma atualização gratuita em novos PCs e alguns computadores já ativos a partir da janela de Natal, ou seja, final de 2021. Na semana que vem, uma versão de Preview do sistema operacional será oferecida para os usuários do programa Windows Insider.

 

 

 

Via Microsoft


Compartilhe