Você está em | Home | Software | Windows 11 24H2: um desastre em pausa

Windows 11 24H2: um desastre em pausa

Compartilhe

Mais uma grande atualização do Windows, e mais uma leva de problemas para os computadores dos usuários. Parece que a Microsoft quer sustentar essa tradição nefasta de entregar versões problemáticas, mesmo depois de meses de testes.

A versão 24H2 do Windows 11, embora muito aguardada por suas melhorias de desempenho e recursos de Inteligência Artificial, tem causado sérios problemas em computadores ao redor do mundo, principalmente em PCs com processadores Ryzen 7000 e 9000.

O problema foi tão sério, que a Microsoft não teve outra alternativa que suspender a disponibilidade da versão para os equipamentos, para resolver os problemas detectados com esses processadores.

 

São problemas graves

A atualização 24H2 do Windows 11 foi lançada com vários problemas, algo que deve ser considerado comum nas atualizações da Microsoft.

Mas desta vez, os problemas foram tão sérios que a empresa pausou sua distribuição para alguns dispositivos específicos, o que indica que as falhas não são generalizadas neste caso.

Um dos problemas mais críticos identificados envolve as unidades SSD da Western Digital (WD), que estavam entregando a famigerada “Tela Azul da Morte”.

Para remediar o problema, a WD se apressou e lançou rapidamente um novo firmware para corrigir a falha no seu hardware.

A atualização do Windows também entregou um bug que ocupa de forma errada 8,63 GB de espaço de armazenamento, devido à forma como os pontos de controle das atualizações cumulativas são gerenciados.

Outros erros relatados pelos usuários incluem a falha do comando “SFC /scannow” e problemas na função de histórico de transferência de arquivos.

Em alguns casos, desativar e reativar a função de histórico resolve o problema temporariamente, mas uma correção oficial definitiva por parte da Microsoft ainda é aguardada.

Ou seja, é um pacote de questões que não foram previstas pela Microsoft, e que só são levantadas quando o sistema operacional chega ao teste do mundo real.

 

Outras falhas comuns no Windows 11 24H2

  • Problemas com os drivers Intel Smart Sound Technology, que afetam os controladores 10.29,0.5152 e 10.30,0.5152, e podem produzir telas de morte azuis nos processadores Intel Core Gen 11. Para evitá-los, temos que instalar os drivers 10.29.00.5714 ou 10.30.00.5714 e superior.
  • Esta atualização quebra muitos aplicativos de personalização de papel de parede. Dependendo da aplicação que usamos, o grau de impacto será maior ou menor, e não há nada que possamos fazer, apenas espere que os patches sejam lançados para resolver esse problema.
  • Problemas jogando Asphalt 8, a tal ponto que eles podem deixar o jogo completamente desativado. Como no caso anterior, só podemos esperar que a Gameloft lance um patch para resolver o problema.
  • Falhas no Easy Anti-Cheat, um aplicativo anti-trap que é integrado em Fortnite e outros jogos multiplayer populares. Com a atualização, há conflitos com os processadores Intel Alder Lake e a plataforma Intel vPro.
  • Problemas com o Safe Exam Browser, que podemos resolver instalando a versão 3.8.0, cujo lançamento ocorreu em 26 de setembro. Todas as versões anteriores estão dando problemas, mas a Microsoft confirmou que elas são resolvidas atualizando essa versão.
  • Falhas em leitores de impressão digital, um componente que está presente em muitos laptops, e é usado como um sistema de autenticação biométrica. Isso para de funcionar e, no momento, não há solução recomendada pela Microsoft.

 

As soluções para tantas falhas

Tal e como normalmente acontece, as soluções neste momento são temporárias, e a Microsoft deve estar trabalhando para resolver esses problemas.

Porém, ainda não há uma solução oficial ou definitiva para todos esses problemas, o que fez com que a gigante de Redmond suspendesse a disponibilidade da versão 24H2 para o grande público.

A pausa na distribuição da atualização afeta, por enquanto, apenas PCs com configurações específicas, mas pode se estender a mais dispositivos conforme novos problemas forem surgindo.

Diante de tantos problemas, a recomendação é continuar com o Windows 11 23H2 até que a Microsoft consiga estabilizar a versão 24H2 com patches futuros.

 

Fonte: Microsoft


Compartilhe