Wetten.com Brasil Apostas
Home » Software » Windows 10X: tudo o que sabemos até agora

Windows 10X: tudo o que sabemos até agora

Compartilhe

O Windows 10X nasceu para dar suporte para os dispositivos de tela dupla que a Microsoft estava desenvolvendo. Estava, pois tal conceito foi abandonado. Por outro lado, essa versão agora pode substituir o Windows 10 que conhecemos hoje.

É um Windows completamente novo e bem diferente do atual. Ele foi desenvolvido do zero, com base no Windows CoreOS, eliminando vários dos elementos do sistema atual e integrando melhorias de segurança importantes.

A Microsoft redirecionou os planos do Windows 10X, que agora é uma alternativa ao ChromeOS do Google. Até agora, não temos uma data oficial para o seu lançamento, e nesse post vamos mostrar tudo o que sabemos sobre ele até agora.

 

 

 

Como será a interface do Windows 10X?

 

 

O Windows 10X possui novos elementos gráficos, como menu iniciar, barra de buscas, aplicativos instalados, atividades recentes e outros. Sua área de trabalho é mais concisa, com uma nova central de notificações, que agora aparecem à parte dos controles multimídia, bateria e outros parâmetros. Assim, o usuário fica mais livre para gerenciar de forma mais rápida elementos específicos do computador.

O Windows 10X também conta com fundos dinâmicos, que mudam de forma automaticamente com o passar do dia. E o Explorador de Arquivos deixa de ser parte integrada do software principal, e vai sincronizar automaticamente com o OneDrive, dando maior protagonismo para a nuvem e se aproximando consideravelmente do que oferece hoje o ChromeOS.

 

 

 

Maior segurança e atualizações mais rápidas

 

 

O novo sistema operacional da Microsoft vai restringir o acesso aos arquivos de sistema, arquivos de aplicativos, drivers e registro do sistema, para deixá-lo mais seguro.

É preciso ter permissões especiais para acessar tais arquivos, onde os aplicativos do Windows 10X são executados em uma área em separado, recebendo o mesmo nível de segurança hoje adotado pelos aplicativos UWP no Windows 10.

Softwares no formato Win32 (como são os aplicativos do Office, por exemplo) ficarão isolados do sistema principal. Inicialmente, o Windows 10X não terá suporte para o Win32, mas isso vai mudar com o passar do tempo.

O Windows Update será mais rápido, com atualizações de características sendo instaladas em segundo plano, em um tempo máximo de menos de 90 segundos.

 

 

 

Quando o Windows 10X estará disponível?

Não sabemos. Ninguém sabe. Nem a Microsoft sabe.

Algumas fontes afirmam que o Windows 10X pode ser anunciado em versão final durante o segundo trimestre de 2021, e outros apostam que só veremos o novo sistema operacional no segundo semestre deste ano.

Os primeiros dispositivos com Windows 10X serão para os mercados educacional e empresarial, e não estarão disponíveis para o consumidor final. Também não será possível comprar de forma direta o sistema operacional para instalar no seu computador. Ele só estará disponível no formato pré-instalado, diretamente no equipamento.

Em termos práticos, o Windows 10X só será uma realidade em nossas vidas em 2022. Com muita sorte. Logo, é melhor esperar pacientemente. Ou, se tentar a sorte, fazer o download e a instalação de versões incompletas do sistema operacional, tanto no programa Insider como nas fontes alternativas (aka Pedro Coelho… Paul Torrent… vocês me entendem, certo?).


Compartilhe