Windows 10X, e tudo o que você precisa saber sobre ele | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Windows 10X, e tudo o que você precisa saber sobre ele | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Windows 10X, e tudo o que você precisa saber sobre ele

Windows 10X, e tudo o que você precisa saber sobre ele

Compartilhe

Era Windows Lite, depois Santorini, mas o nome oficial é mesmo Windows 10X. Esta versão do Windows 10 vai gerenciar uma nova geração de dispositivos dobráveis com tela touch dual.

A Microsoft não revelou muitas informações sobre a versão especial do Windows 10, mas as principais características já foram apresentadas.

 

 

O que é?

 

 

Melhor dizer o que não é. Ele NÃO é um novo sistema operacional como tal, mas por conta da modularidade do Windows 10, ele é uma versão ampliada do sistema operacional que já conhecemos.

O Windows 10X conta com a base do Windows 10, mas possui componentes e tecnologias adicionais para aproveitar dos recursos de hardware dos novos dispositivos (como o Surface Neo), com duas telas touch em um dispositivo dobrável.

A origem do nome não foi revelada, mas Panos Panay fez referência à palavra “eXpression” ao se referir ao Windows 10X. E devemos ler e dizer “Windows dez ecs”, e não “Windows dez dez” (pelo amor de Deus, o segundo nome não…).

 

 

Quais são as novidades?

 

 

As novidades afetam a todos os recursos que podem ser aproveitados com duas telas touch atuando de forma conjunta. Por exemplo, arrastar aplicativos, dois desktops independentes ou conjuntos e acessórios como o teclado magnético que faz aparecer um trackpad virtual ou uma “wonderbar”, no estilo da Touch Bar com menor tamanho.

Outro elemento essencial é o uso de tecnologias como os contenedores para a execução do Win32, permitindo uma maior compatibilidade com os desenvolvimentos tradicionais do Windows sem frear o avanço dos aplicativos 64 bits, além de manter com os aplicativos UWP (Universal Windows Platform) ou os aplicativos progressivos (PWA).

Isso poderia gerar problemas, já que os apps poderiam ter o seu desempenho ou eficiência limitados sem uma execução de forma nativa. Mas por enquanto não dá para saber qual é o impacto da nova proposta no desempenho final.

 

 

O que o diferencia do Windows 10? Eu posso instalar o Windows 10X no meu PC ou notebook?

 

 

O Windows 10X é uma versão ampliada do Windows 10 que oferece suporte para essas telas touch duais dos dispositivos como o Surface Neo. Ele conta com a mesma interface de usuário e a mesma experiência de uso do Windows 10 que já conhecemos, mas entrega funções especiais que podem aproveitar o hardware especializado de dispositivos específicos.

Lembrando que o Windows 10X não é uma atualização do Windows 10, mas uma versão específica para dispositivos com tela touch dual.

Quem sabe no futuro você até possa instalar o Windows 10X em uma máquina sem suporte direto, mas o mais provável é que você não obtenha nenhuma das suas vantagens, e até pode arriscar alguns conflitos e perdas de desempenho. O Windows 10 executa os apps Win32 de forma nativa e sem a necessidade de adaptações, e essa é uma coisa que você precisa levar em consideração antes de pensar na formatação para um futuro teste com o novo software.

O Windows 10X estará disponível no outono de 2020 (no hemisfério norte) em dispositivos dobráveis com tela dupla, alcançando os produtos da linha Surface e de outros parceiros da Microsoft, como ASUS, Dell, HP e Lenovo.

 


Compartilhe