TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Windows 10 tem 12 versões disponíveis. Quais são as diferenças entre elas? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | Windows 10 tem 12 versões disponíveis. Quais são as diferenças entre elas?

Windows 10 tem 12 versões disponíveis. Quais são as diferenças entre elas?

Compartilhe

Você sabia que tem pelo menos 12 versões do Windows 10 no mercado?

Pois é… muito mais do que muitos imaginaram. Logo, vale a pena um post revisando cada uma delas, e o que elas oferecem.

Ainda que a Microsoft tenha criado o mantra One Windows, no final das contas, temos várias edições para cenários muito específicos. Algumas versões são simplesmente desnecessárias. Outras, obrigatórias.

A diversidade de versões é surpreendente. É o dobro de versões do Windows 7 e o triplo do Windows 8.

Pois bem, vamos listar a seguir cada uma delas.

 

 

1. Windows 10 Home

 

 

A edição básica e original, voltada a desktops, notebooks, tablets e conversíveis. Inclui todos os recursos pensados no usuário final: Cortana, Edge, suporte aomodo tablet e Windows Hello, além de diversos apps nativos (e-mail, Fotos, Mapas, Calendário, Música, Vídeo, etc). Também conta com o Game Bar para os gamers.

 

 

2. Windows 10 Pro

 

 

Tem tudo o que traz a versão Home, mas com opções específicas para profissionais e pequenas empresas. Possui suporte para unir equipes em um domínio de trabalho, suporte de gesão de políticas de grupo, tecnologia Bitlocker e Desktop Remoto, atualizações mais frequentes e tecnologias como Device Guard, que protege dispositivos de empresas contra ameaças externas de forma mais potente.

 

3. Windows 10 Enterprise

 

 

É pensada em empresas de médio porte, adicionando maior proteção aos equipamentos e dados profissionais. Apenas os membros do Volume Licensing da Microsoft podem acessar essa versão, que tem como principais destaques o DirectAccess, que permite o acesso remoto à uma rede interna em um sistema similar a um VPN e o AppLocker, que resitringe certos aplicativos em determinados dispositivos.

 

 

4. Windows 10 Education

 

 

Edição orientada para ambientes educacionais. Não para alunos, mas sim para as instituições acadêmicas. É a base do Windows 10 Enterprise, contando com seus recursos, mas tudo sob licenças de volume da Microsoft. Um diferencial da versão é o Cortana desabilitado.

 

 

5. Windows 10 Pro Education

 

 

Uma edição “avançada” da anterior para fabricantes de hardware com licenças especiais para a educação primária e secundária em países como Estados Unidos ou Austrália. A principal diferença da versão é a capacidade de provisionamento via app Set Up School PCs, que permite instalar o sistema operacional e algumas preferências comuns em um ambiente educacional/acadêmico via pendrive. Não inclui o Cortana ou sugestões da loja do Windows, nem o Windows Spotlight.

 

 

6. Windows 10 Enterprise LTSB

 

 

Outra versão especializada, nesse caso diretamente derivada da Enterprise, mas nesse caso com um suporte ao longo prazo. São edições lançadas a cada dois ou três anos, com garantia de suporte de 10 anos, com atualizações de segurança. Porém, depois disso, nada mais de atualizações. Alguns apps nativos do Windows e a loja de aplicativos Windows Store não estão nessa edição.

 

 

7. Windows 10 Mobile

 

 

Orientada para smartphones e pequenos tablets. Um fracasso comercial, mas é uma das variantes mais chamativas desse sistema operacional. Aqui tem todas as opções voltadas para o usuário final, incluindo o modo Continuum ou a versão móvel (e touch) do Office.

 

8. Windows 10 Mobile Enterprise

 

A variante empresarial da plataforma móvel, com características específicas para esse grupo de usuários. Também se obtém via licenças de volume, e entre as diferenças mais importantes estão no controle do gerenciamento de atualizações e no controle de telemetria. O gerenciamento de dispositivos empresariais e algumas melhorias nas características de segurança também estão entre esses diferenciais.

 

 

9. Windows 10 IoT

 

 

O sucessor natural da linha Windows Embedded, e é pensado nos dispositivos da Internet das Coisas. Tem três sub-edições: IoT Core, IoT Enterprise e IoT Mobile Enterprise. A primeira tem suporte para as Raspberry Pi 2 e 3. A versão enterprise é mais orientada para soluções integradas em empresas de produção de produtos, e a Microsoft convida os desenvolvedores a baixar essas versões para trabalhar com elas.

 

 

10. Windows 10 S

 

 

A aposta na nuvem e na educação da Microsoft, para competir diretamente com o Chrome OS. Na prática, é um Windows 10 que impede a instalação de apps de fora da Windows Store, buscando uma maior segurança e controle. Mesmo sendo uma ideia interessante, é uma edição muito mal recebida pelo mercado.

 

 

11. Windows 10 Team

 

 

Uma versão orientada para as salas de conferência, e é uma adaptação do Windows 10 Enterprise. Tem como diferenciais o uso de uma interface touch, a presença de uma tela de boas vindas que substitui a tela de bloqueio e aplicativos especializados, como Whiteboard, Skype for Business e explorador de arquivos e configurações adaptados para recursos específicos.

 

 

12. Windows 10 Pro for Workstations

 

 

A última edição é voltada para usuários de estações de trabalho e servidores com hardware mais avançado. Tem como diferenciais a integração do sistema de arquivos Resilient File Sistem (ReFS), para grandes volumes de dados, suporte para memória persistente, melhores transferências em pastas compartilhadas e suporte para configurações de hardware especializado, como Intel Xeon e AMD Opteron com até quatro CPU e até 6 TB de memória.

 

A seguir, uma tabela que ilustra melhor essas diferenças (clique na imagem abaixo para ampliar).

 


Compartilhe