Demorou, mas chegou.

A Microsoft liberou para o usuário final o Windows 10 May 2019 Update, a grande atualização do Windows 10 depois da fatídica October Update que tantos males trouxe a vários computadores do mundo. Nesse post, mostramos um resumo das novidades mais importantes dessa versão, e como você pode realizar o download para atualizar o seu equipamento.

 

 

As novidades do Windows 10 May 2019 Update

 

Como já é uma tradição, muito provavelmente você não vai receber essa atualização de imediato, já que esse é um update progressivo. Logo, vale a pena alimentar dentro de você um pouco de paciência. Se bem que os mais apressados vão receber o passo a passo para realizar o download do update ainda hoje.

Algumas das melhorias mais importantes do Windows 10 May 2019 Update estão no tema claro (em contraste ao tema escuro, algo que virou tendência nos sistemas operacionais atuais), a separação do Cortana da busca do Windows (finalmente) e a função Sandbox (muito solicitada por muitos usuários), entre outras melhorias menores, incluindo o suporte para os kaomojis (ou melhor, ao formato de escrita ¯\_(ツ)_/¯, (╯°□°)╯, entre outros).

A Microsoft está ciente que o desastre do October Update causou danos na sua imagem junto aos usuários, e essa atualização de maio estreia um novo painel de controle que pode resolver os problemas gerados pelas atualizações do Windows, permitindo ao usuário conhecer o status da implementação e os seus possíveis problemas.

 

 

 

Como realizar o download do Windows 10 May 2019 Update

 

Para fazer o download da atualização, basta acessar as configurações do Windows, acessar o item Atualização e Segurança, e realizar o download da atualização, através do próprio sistema operacional. Lembrando que a versão May 2019 Update do Windows 10 tem numeração 1903. Se ela estiver disponível para o seu equipamento, o sistema vai emitir uma notificação, perguntando se você quer realizar o download e a instalação do novo software.

Então, basta esperar o download ser finalizado e o processo de atualização ser iniciado. O Windows vai pedir para você reiniciar o equipamento ou programar uma reinicialização quando a mesma for conveniente para você.

Lembrando que são necessários pelo menos 32 GB de espaço livre em seu disco para realizar o download e a instalação do Windows 10 versão 1903. Ele é maior que as versões anteriores, de modo que não é uma má ideia liberar um pouco mais de espaço em disco antes do processo começar.

Apesar de sempre recomendarmos que as atualizações de software devem ser instaladas, vale a pena realizar alguns comentários sobre o Windows 10.

 

 

Por que você nunca deve atualizar o Windows 10 manualmente?

 

Vale a pena esperar alguns dias para realizar esse update. Tal e como aconteceu com a atualização de outubro de 2018, esse novo software pode apresentar falhas que podem afetar o bom uso do seu computador. Logo, espere um pouco e verifique como está as reações dos usuários sobre as falhas de atualização, e se não apresentar um cenário de risco mais sério, realize a instalação da atualização. Se você constatar que existem reclamações de problemas, evite instalar as atualizações até que as correções para solucionar os problemas conhecidos estejam disponíveis.