Windows 10 lento? Esses conselhos podem acelerar o sistema operacional | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Windows 10 lento? Esses conselhos podem acelerar o sistema operacional | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Windows 10 lento? Esses conselhos podem acelerar o sistema operacional

Windows 10 lento? Esses conselhos podem acelerar o sistema operacional

Compartilhe

O Windows 10 é (na minha opinião) o melhor Windows lançado pela Microsoft em toda a sua história. Mas ele está longe de ser perfeito. Nesse post, compartilho algumas dicas para melhorar a velocidade geral do sistema operacional.

 

 

Desative o início automático de programas que não são importantes

Quem carrega muitos programas na inicialização do Windows pode deixar o sistema mais lento. Por isso, aconselho que você desative o início automático de todos os programas não utilizados regularmente.

Para fazer isso, acesse o administrador de tarefas (através da combinação de teclas Ctrl + Alt + Esc). Na aba Início, você encontra todos os programas pré-carregados com a inicialização do Windows. Para desativar os apps inúteis, basta clicar com o botão direito sobre o seu nome e clicar em desativar no menu emergente.

 

 

Desfragmentar o disco rígido

Só é uma dica útil se você tem um HD mecânico. Nos modernos SSDs, não há necessidade. Pelo contrário: se desfragmentar, você reduz a vida útil do SSD.

Para desfragmentar o HD, basta usar a ferramenta nativa do Windows 10, que é bem eficiente, ou utilizar um aplicativo dedicado e mais avançado. Nos dois casos, o seu computador vai agradecer.

 

 

Reduzir os efeitos visuais

Qualquer coisa vale para fazer o seu computador funcionar mais rápido. Inclusive eliminar os efeitos visuais do Windows 10. Para isso, clique no menu Iniciar e digite Desempenho no quadro de busca. Clique em Ajustar a Aparência e o Desempenho do Windows”.

Na nova janela, é possível configurar os efeitos gráficos a serem exibidos pelo Windows 10. Recomendo que você escolha a opção que faz os ajustes para um melhor desempenho.

 

 

Verifique o consumo de memória

4 GB de RAM deveriam ser suficientes para garantir um bom funcionamento do Windows 10, mas ter muitos aplicativos abertos pode fazer com que essa memória seja insuficiente.

Verifique o consumo de memória através do administrador de tarefas do Windows 10. Digite a combinação de teclas Ctrl + Alt + Esc e observe os números da aba de desempenho. Se você perceber a saturação da RAM, feche os aplicativos que não estão em uso para que o Windows 10 funcione melhor. Se ainda assim o sistema está lento, considere adicionar mais RAM no computador.

 

 

Desative a sincronização com o OneDrive

Por mais útil que esse recurso seja, ele é bem irritante e totalmente inútil se você não usa o serviço. Sincronizar com o OneDrive não necessariamente consome muitos recursos do computador, mas pode afetar o seu desempenho, especialmente com um hardware mais modesto.

Por isso, recomendamos a desativação da sincronização com o OneDrive. Para isso, vá na pasta do OneDrive no explorador de arquivos com o Windows, clique sobre o botão direito do mouse apontando na pasta correspondente, e entre em Configurações. Aqui, desative as três primeiras casas e confirme as mudanças.

 

 

Use o plano de energia de alto desempenho

Certifique se que o seu computador está trabalhando em um modo que limita o seu desempenho em favor de uma melhor eficiência energética. Acesse o painel de controle e, no item de ajustes de energia, verifique se o sistema está trabalhando em modo de alto desempenho.


Compartilhe