Wetten.com Brasil Apostas
Home » Notícias » Windows 10 ficou mais lento ao longo dos anos

Windows 10 ficou mais lento ao longo dos anos

Compartilhe

E a Microsoft disse: “chegou a hora de mudar o último Windows da história”.

O blog ntdotdev decidiu dar argumentos para a decisão da gigante de Redmond, mostrando o quanto mudou o desempenho do Windows 10, comparando elementos essenciais para a experiência de uso com o sistema operacional.

E os resultados do estudo mostram que o Windows 10, com sua política de ser um serviço com frequentes atualizações, foi ficando cada vez mais lento com o passar do tempo.

Talvez você não tenha se dado conta disso porque investiu uma boa grana no SSD que nesse momento está instalado no computador…

 

 

 

Quais foram os aspectos analisados?

 

 

O estudo escolheu 10 pontos que são considerados comuns para a maioria dos usuários do Windows no seu dia a dia:

  • Tempo de instalação
  • Tempo de inicialização / reinicialização
  • Abrindo aplicativos Win32
  • Abrindo aplicativos UWP
  • Windows Search
  • Desempenho de GDI (Graphics Device Interface)
  • Teste de estresse GDI
  • Verificação rápida do Windows Defender
  • Desempenho de I / O
  • Tempo de desligamento

 

 

 

E os resultados?

Pois bem, os resultados deixam claro que muitos esperam por um Windows 11 que entregue um desempenho melhor para os computadores.

Sobre a análise dos tempos de instalação, inicialização e desligamento do Windows 10, apesar de todos os esforços feitos pela Microsoft em deixar o processo de instalação um pouco mais rápido, neste momento ele gasta um pouco mais de tempo do que no início do seu ciclo de vida.

 

 

Já o tempo de inicialização aumentou significativamente, chegando a gastar 2.6 vezes mais tempo que no seu início. Isso acontece pela implementação dos novos recursos de segurança do sistema operacional por parte da Microsoft.

 

 

Sobre o tempo para desligar o Windows 10, a diferença da primeira versão para a mais recente é de apenas um segundo para mais (de 10 para 11 segundos), mas em versões anteriores esse tempo chegou a ficar na casa dos 6 segundos.

 

 

Sobre os aplicativos Win32 e UWP, a desaceleração no Windows 10 1809 foi muito significativa, ficando duas vezes mais lento que a versão anterior.

Os programas Win32 são executados de forma mais lenta nas versões mais recentes no Windows, enquanto que os aplicativos UWP (como Microsoft Edge, Configurações, Calculadora, Agenda, Mapas, Filmes e TV, Groove Music, People, Store e Voice Recorder) ficaram “dramaticamente mais lentos com as atualizações de recursos subsequentes”.

 

 

 

O que melhorou então?

Nem tudo é ruim no Windows 10 nos últimos cinco anos.

 

 

Nesse momento, o Windows Search está mais lento. Mas ao longo do tempo, ele alternou entre versões mais lentas e mais rápidas. Na GDI, a Microsoft corrigiu vários problemas sensíveis das primeiras versões. E o Windows Defender entrega uma surpresa positiva, pois ficou cada vez mais integrado ao Windows 10, o que melhorou sensivelmente o seu desempenho.


Compartilhe