Compartilhe

wikitribune

 

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, criou o Wikitribune, um jornal que tem como objetivo combater as notícias falsas, com a ajuda de um time de jornalistas profissionais trabalhando com a ajuda dos leitores que serão editores e verificadores sobre a veracidade das notícias.

O Wikitribune é um projeto de financiamento coletivo, e em cada notícia será compartilhado todos os recursos e fontes para a elaboração do artigo. O objetivo é poder ajudar a comprovar se a notícia é verdadeira.

Wales informa que as pessoas estão sedentas por informação de qualidade, e que esse projeto começa com um time de 10 jornalistas profissionais, em um projeto que será alimentado pela comunidade de leitores e editores independentes, tal e como acontece hoje com o Wikipedia.

 

 

Qualquer leitor poderá sugerir mudanças em um artigo, mas as mudanças terão que ser aprovadas por um dos jornalistas, ou algum voluntário com reputação para validar essas mudanças.

O Wikitribune não terá publicidade, o que permite ao projeto não depender de cliques para atrair anunciantes. Também não haverá planos pagos que limitem o acesso ao site.

 

 

Haverá planos de assinaturas mensais que permitem aos leitores influenciarem nos temas, além de reportagens especiais.

Todo o conteúdo lá publicado é pendente de verificação dos fatos (ou fact-checking), que será o pilar fundamental da publicação. Resta saber se o modelo da Wikipedia, considerado falho e impreciso por muitos profissionais, pode efetivamente servir para combater um dos grandes problemas dessa nova era da informação.

 

Via Niemann Lab


Compartilhe