Você está em | Home | Internet | WikiTok é a Wikipédia em formato TikTok

WikiTok é a Wikipédia em formato TikTok

Compartilhe

O WikiTok foi idealizado pelo desenvolvedor Isaac Gemal, e é exatamente o que você está pensando: a dinâmica do TikTok e seu mecanismo de deslizamento vertical com o conteúdo da Wikipédia.

Com isso, você tem um fluxo contínuo de informações, com cada slide revelando um novo artigo, com um resumo do conteúdo e uma imagem de fundo. Pode ser um formato mais interessante para os mais jovens, e uma forma de resumir a Wikipedia para uma consulta rápida.

Vamos descobrir juntos se o WikiTok pode ser útil para nós de alguma forma.

 

Ele não tem algoritmos

O WikiTok é livre da influência de algoritmos, entrega uma experiência mais limpa de uso e não obriga o usuário a criar uma conta para sua utilização.

Ou seja, você pode navegar sem pressão ou influência do conteúdo, em uma plataforma otimizada para dispositivos móveis e igualmente eficiente para os desktops.

O conteúdo passa a ser um ritual de descoberta orgânica, o que é bem mais interessante do que a influência de agentes externos.

Além de sua interface diferenciada, seus recursos ajudam na navegação pelo conteúdo. O WikiTok oferece um resumo e uma imagem de fundo dentro do tema abordado, e se você quer se aprofundar na leitura, você é redirecionado para o artigo completo da Wikipédia.

Também é possível marcar itens favoritos, compartilhar conteúdos nas redes sociais e modificar o idioma da página em exibição.

 

O doomscrooling do bem?

Muitos questionam sobre a validade de plataformas com o mecanismo de deslizamento vertical, como é o caso do TikTok. E o motivo para o debate é bem simples: essa é uma mecânica viciante.

O TikTok funciona dessa forma para maximizar o tempo de uso na plataforma, e esse nem é o grande problema do serviço.

O que realmente se questiona são os aspectos tóxicos associados a algoritmos que promovem o doomscrolling e a dependência das mídias sociais.

Agora… e no caso do WikiTok?

Ele não tem algoritmo, e o doomscrooling é aplicado para um cenário informativo e educativo. Será que dá para transformar essa técnica de engajamento em uma ferramenta de aprendizado eficiente?

E mais: o WikiTok é capaz de fazer isso, sem abandonar o espírito de exploração de conteúdos, que é uma marca que a Wikipédia sempre teve?

Particularmente, não custa dar uma chance para a nova proposta. Pois é possível que ela alcance o tão desejado “unir o útil ao agradável”.

No WikiTok, você pode explorar áreas diversas de conhecimento: política, geografia, cinema, jogos de vídeo, ciência, entre outras.

Apesar da ferramenta ser mais eficiente em inglês, você ainda pode aproveitar dos benefícios da iniciativa para pesquisas rápidas e consultas em uma imersão genuína que mantém a essência da Wikipédia intacta.

Considere o WikiTok para uma futura visita na sua próxima pausa do trabalho. Acho que você vai gostar do que vai encontrar por lá.


Compartilhe