WhatsApp Web vs WhatsApp Desktop: qual é o melhor para você? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia WhatsApp Web vs WhatsApp Desktop: qual é o melhor para você? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | WhatsApp Web vs WhatsApp Desktop: qual é o melhor para você?

WhatsApp Web vs WhatsApp Desktop: qual é o melhor para você?

Compartilhe

A popularidade do WhatsApp é enorme, e isso fica bem claro com a quantidade de memes e nudes que você recebe no seu smartphone todos os dias. Além da profusão de usuários e enorme volume de compartilhamento de mensagens um tanto quanto inúteis, as diferentes opções de uso da própria plataforma reforçam a sua dominância no mercado de comunicadores instantâneos, atendendo assim a necessidade da maioria dos usuários.

Uma das opções de uso do WhatsApp é o seu uso no desktop como uma forma alternativa ao smartphone, entregando uma tela maior para a comunicação e interação com a plataforma. Porém, o WhatsApp possui dois formatos de uso em computadores: o WhatsApp Web e o WhatsApp Desktop.

Nesse post, vamos mostrar as diferenças das duas propostas.

 

 

 

Existem muitas diferenças?

 

 

Sim, existem. E são significativas.

O WhatsApp Web dispensa a necessidade de instalação de qualquer tipo de software em seu computador. Basta utilizar um navegador web compatível (o Chrome e suas variantes são compatíveis), acessar e confirmar as suas credenciais, e pronto: o aplicativo de mensagens começa a rodar em um app web.

Já o WhatsApp Desktop exige a instalação de um aplicativo dedicado para que você não necessite depender o tempo todo de um navegador web para utilizar a plataforma de mensagens instantâneas, o que pode ser algo bem vindo para quem precisa manter a plataforma ativa o tempo todo no computador.

As duas soluções são muito semelhantes, pois foram desenvolvidas com o objetivo principal de não afetar a forma em como os apps são utilizados pelo usuário. A mesma interface aponta para a mesma experiência de uso em qualquer plataforma, e esse é outro segredo do WhatsApp para se manter popular (é o mesmo app para todo mundo).

Por outro lado, as duas propostas são diferentes em algo muito importante.

No aplicativo, você pode utilizar os atalhos de teclado para modificar chats, silenciar chats e marcar algumas conversas como não lidas, entre outros comandos. Esta é uma vantagem muito importante que o aplicativo dedicado oferece em relação ao aplicativo web.

Também vale a pena mencionar que o aplicativo dedicado (ou WhatsApp Desktop) exige um espaço extra de armazenamento no seu disco rígido para a sua instalação e uso, enquanto que o aplicativo web (ou WhatsApp Web) não exige qualquer tipo de instalação, já que usa exclusivamente os recursos da internet para enviar e receber mensagens.

Nesse aspecto, os usuários com computadores com pouco espaço de armazenamento, equipamentos com especificações mais modestas ou que não contam com o sistema operacional Windows se beneficiam mais do WhatsApp Web, liberando recursos do computador para coisas mais importantes. Se você pode viver muito bem sem os atalhos do teclado, recomendo (e muito) o uso dessa versão.

Em compensação, se você quer se sentir mais livre para usar os seus recursos de internet com outras atividades, então é melhor usar o WhatsApp Desktop, pois o uso de navegadores web (especialmente o Google Chrome, o devorador de RAM eterno) vai consumir muitos recursos de internet, que podem ser melhor aproveitados para os jogos online ou a visualização de vídeos por streaming, por exemplo.

Espero ter ajudado de alguma forma na importante decisão que você precisa tomar.

Boa sorte!


Compartilhe